Objetivo é ampliar a diversidade de gênero na ciência
As estudantes que se identificam com o gênero feminino matriculadas no anos finais do Ensino Fundamental e Ensino médio têm até o dia 16 de agosto para se inscrever na 2ª edição do Torneio de Física para Meninas (TFM). Em Natal, a instituição responsável é o o Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O TFM é realizado em nível nacional por várias instituições. No perfil do Torneio, são elencados como objetivos o incentivo à participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na Física; o aumento da representatividade feminina em competições nacionais e internacionais; a criação de um espaço de olimpíada em que as estudantes brasileiras possam competir e ser premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis; e a descoberta de jovens meninas com talento em física e apresentá-las ao ambiente de ensino e pesquisa de alto nível de modo a incentivá-las no âmbito da formação acadêmica.
A ideia de criar o TFM surgiu a partir de dois pontos centrais: a ausência de atividades educacionais no Instituto Internacional de Física (IIF) da UFRN, para além das tradicionais atividades de pesquisa, eventos, entre outros; e a constatação da sub-representação de meninas na física. “Pensamos em algo que pudesse focar em um grupo que estava sub-representado na física e as meninas eram um desses grupos”, explica o professor Klaus Capelle (IIF), coordenador institucional do TFM.