Teoria Monetária Moderna e a visão Marxista Oportunidades

quarta-feira, 29 julho 2020
foto Jorge Araujo/Fotos Publicas

GEPD/UFRN

O Estado deve ou não intervir na economia para promover o desenvolvimento econômico e social? Esse é um dos temas do IV Seminário do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento (GEPD), do Departamento de Economia (DEPEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Seminário tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre a Teoria Monetária Moderna (Modern Monetary Theory, MMT) e a visão Marxista a seu respeito. A MMT está no centro das discussões sobre a ação do Estado e de seu poder para implementar políticas de pleno emprego e crescimento econômico. Esse debate vem ocorrendo em contraste com a ortodoxia neoclássica. Nesse contexto, o IV Seminário do GEPD busca transcender a polarização com a teoria neoclássica e avançar na discussão dentro da heterodoxia cuja pluralidade pode ser fonte de diálogo para a construção de alternativas ao capitalismo neoliberal.

Entre os debatedores, estão Simone Deos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernanda Ultremare, do Depec/UFRN, Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, da Universidade de Brasília (UnB) e Edemilson Paraná, da Universidade Federal do Ceará  (UFC). A mediação será feita pela professora Esther Majerowicz , do Depec/UFRN.

O Seminário do GEPD será na quinta-feira (30), às 15h, através do canal do Youtube do Grupo. O evento é aberto ao público e, para aqueles que precisarem ou desejarem certificado, as inscrições podem ser feitas pelo Sigaa.

CCSA/UFRN

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital