Inscrições estão abertas
Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Neuroengenharia, promovido anualmente pelo Instituto Santos Dumont (ISD) no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. O evento, que chega a sua décima edição este ano, acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, reunindo profissionais, estudantes e pesquisadores de áreas da saúde, engenharias, biológicas e afins no debate de temas como interface cérebro-máquina, neuromodulação, processamento de sinais, biomecânica e reabilitação.
Em uma década de existência, o Simpósio do ISD busca complementar a formação e atuação de pesquisadores e estudantes e estimular a troca de conhecimentos por meio da integração de profissionais de diversas áreas. Para isso, terá apresentações de trabalhos científicos, com premiação para as melhores produções, além de tutoriais sobre temas como processamento de tecidos, microscopia, memória e aprendizagem.
A edição de 2024 acontecerá no formato presencial e as inscrições podem ser feitas pela plataforma Congresse.me. Os valores são de R$ 50 para estudantes e R$ 100 para profissionais.
Os palestrantes incluem pesquisadores de destaque em suas áreas, do Brasil e de fora do país. Um deles é Carlos Díaz Novo, professor da Universidad Tecnológica, no Uruguai, que aborda a relação entre esporte e neurociência com a palestra “Proposta Metodológica para Avaliar o Impacto das Cabeçadas no Futebol sobre o Cérebro”, trazendo à tona a discussão sobre o movimento humano e adaptações e respostas do cérebro e corpo ao exercício.
Outra palestrante no congresso é Suellen Marinho dos Santos Andrade, docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde coordena o Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências. Ela traz para o Simpósio o tema “Eixo cérebro e pulmão: Potencialidades e Perspectivas da Neuroestimulação Não Invasiva”, esperando abrir espaços para o debate acerca da pesquisa aplicada em neurociências para o estudo de doenças neurológicas.