Projeto Quartas Demográficas promove encontro interdisciplinar entre estudantes e pesquisadores Oportunidades

sexta-feira, 6 novembro 2015

Técnica estatística usada no planejamento em saúde é o tema do próximo encontro no dia 11 de novembro

Disseminar os estudos relacionados ao campo da demografia através de abordagens interdisciplinares na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse é o objetivo do projeto Quartas Demográficas (QD), ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN. O próximo encontro será no dia 11 de novembro, às 14h30, no Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN), Natal.

A palestrante convidada é a enfermeira Karina Cardoso Meira, professora da Escola de Enfermagem de Natal, doutora em Epidemiologia em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ e pesquisadora do Projeto Risco Atribuível de Câncer no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela falará sobre Aplicações dos modelos idade-período-coorte no planejamento em saúde. “Quero apresentar a importância da utilização dessa técnica estatística e aumentar a possibilidade de parcerias para estudos nesta temática aqui na UFRN”, acrescentou.

A professora Karina Meira justificou a escolha do tema. “Essa técnica nos permite analisar se medidas de prevenção e controle de uma determinada doença promoveu redução em sua incidência ou mortalidade. Além disso, nos possibilita identificar a geração de maior risco de adoecimento ou morte por determinada doença ou agravo à saúde”, explicou.

Tradicionalmente às quartas-feiras, como o título sugere – no período da tarde – são organizadas palestras, mesas redondas ou conferências que tem como público-alvo pesquisadores, graduandos e pós-graduandos das áreas de estatística, ciências sociais, ciências atuariais, economia, políticas públicas, saúde, entre outras.

De acordo com a professora é importante poder apresentar esse tema num seminário interdisciplinar. “A realização de eventos interdisciplinares é de grande importância para as questões relacionadas à saúde coletiva, tendo em vista que promover vigilância em saúde são necessárias ferramentas de várias ciências: ciências da saúde, ciências exatas e ciências sociais”, afirmou.

Para conferir as edições passadas e a programação futura do ciclo Quartas Demográficas acesse http://www.demografiaufrn.net/

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital