I Encontro Piauiense de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional Oportunidades

sexta-feira, 7 outubro 2016

Veja na coluna de hoje como se inscrever para este evento que ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro na Federal do Piauí

Nos dias 20 e 21 de outubro será realizado o I Encontro Piauiense de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional na Universidade Federal do Piauí. . O evento será promovido pelo Grupo Pró Estadual de Pesquisadores em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e visa, entre outras coisas, formar uma Rede para estimular ambientes e práticas de intercâmbio e interação entre pesquisadores. Na coluna de hoje você confere ainda outras oportunidades de Pernambuco, Maranhão e Sergipe.

Maranhão

I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação

Entre os dias 21 a 23 de novembro, ocorrerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Cidade Universitária, o I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (I SNTDE). O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) da Universidade Federal do Maranhão e abordará a temática “Recursos Digitais e Metodologias Inovadoras na sala de aula”.

A primeira edição do simpósio tem o objetivo de envolver especialistas da área da educação em um amplo diálogo sobre técnicas e metodologias inovadoras de ensino. Para tal, a programação do I SNTDE contará com mesas-redondas, palestras, comunicações orais, minicursos e apresentação de pôsteres.

Entre os minicursos que compõem a programação, destacam-se “Tecnologia Educacional: uma Ferramenta para Mediar Aulas no Estado da Arte”, “Tecnologias Assistivas para Surdos: ferramentas para inclusão”, “Livros e Leitura Digital”, “Produção de Material Didático para a EaD” e “Estudo e Ensino de Língua Portuguesa com o uso do Parser”.

A comissão organizadora do evento disponibiliza até vinte vagas gratuitas para monitoria. Está apto para ser monitor no simpósio, os estudantes da UFMA de graduação, mestrado ou doutorado, desde que cumpram como as normas propostas.

Os interessados em divulgar seus trabalhos, devem submetê-los até o dia 1º de novembro. Os trinta melhores artigos serão publicados em uma edição especial das revistas “Educação e Tecnologias” e “Uniara”.

Saiba mais

O GEP-TDE é vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão.

O grupo estimula a apresentação de trabalhos originais dentro de seis eixos: Perspectivas teóricas sobre a utilização das tecnologias para fins educativos, Projetos e práticas de integração curricular das tecnologias, Ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais, Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais, Recursos Digitais na Educação, Educação a Distância, E-learning e aplicações educativas emergentes.

O primeiro prazo para inscrições no evento e em minicursos segue até o dia 20 de outubro. Outros interessados podem se inscrever até o dia do evento. A programação completa, valores e ficha de matrícula estão disponíveis no site do I STNDE.

Sergipe

Prorrogadoprazo de inscrição para publicação de obras digitais

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e o Programa Editorial da Universidade Federal de Sergipe (Editora UFS) lançam retificação do terceiro edital conjunto para publicação de livros eletrônicos. As inscrições foram prorrogadas para o dia 10 de outubro e os resultados serão divulgados no dia 15 de dezembro de 2016. As obras selecionadas serão publicadas no dia 31 de maio de 2017.

Estão convidados a apresentar propostas docentes e discentes ativos da universidade ou que concluíram pós-graduação na instituição nos últimos dois anos, a partir da data de publicação deste edital.

O edital é resultado da necessidade de estimular a difusão do conhecimento através da publicação das dissertações, teses e livros produzidos na pós-graduação da UFS.

Edital retificado de seleção para livros digitais

Piauí

I Encontro Piauiense de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará o I Encontro Piauiense de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá no auditório do Centro de Tecnologia, nos dias 20 e 21 de outubro. O evento será promovido pelo Grupo Pró Estadual de Pesquisadores em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e visa formar uma Rede para estimular ambientes e práticas de intercâmbio e interação entre pesquisadores, bem como com agências de fomento e outras instituições públicas ou privadas que desenvolvam ou apoiem ações geradas dentro do estado em prol da SAN e do Direito Humano à Alimentação Adequação (DHAA).

O encontro objetiva ainda, incluir o graduando no universo da pesquisa acadêmica em SAN para ampliar o espectro de estudos e de atores em um contexto futuro.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

Ceará

Cursos sobre ressonância magnética nuclear recebem inscrições até 15 de outubro

Com inscrições abertas até 15 de outubro, será promovida, de 21 a 25 de novembro, a 1ª Escola de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) do Nordeste. Gratuita e aberta ao público, a formação acontecerá no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (DQOI) da Universidade Federal do Ceará (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Planalto Pici.

A palestra de abertura, com o tema “RMN e fitoquímica: uma interdisciplinaridade de sucesso”, será ministrada pelo coordenador do evento, Prof. Edilberto Rocha Silveira.

Interessados devem se inscrever através do e-mail escola.rmn.nordeste@gmail.com. A 1ª Escola de Ressonância Magnética Nuclear do Nordeste oferecerá dois cursos com 60 vagas cada um: Introdução e Princípios Básicos em RMN no Estado Líquido, com duração de 24 horas, e Aplicações em RMN, com carga horária de 16 horas. Não há pré-requisito para inscrição no primeiro curso, que será realizado de 21 a 23 de novembro. Programado para os dias 24 e 25 do mesmo mês, o segundo, no entanto, exige a primeira formação ou equivalente como condição.

“Quem já fez algum curso da Associação dos Usuários da Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN) deve enviar o certificado de participação. Os estudantes de graduação e pós-graduação podem comprovar com o histórico escolar. Os candidatos à inscrição que fizeram outros cursos de RMN devem comprovar também com certificado”, explica a Profª Nilce Brasil, do DQOI.

São objetivos do evento divulgar a RMN aplicada a diferentes áreas de conhecimentos, incentivar a geração de conhecimentos na área, estimular a formação de parcerias e projetos de cooperação interinstitucionais entre os envolvidos nos cursos e motivar a participação dos alunos da graduação no engajamento em cursos de pós-graduação na área de RMN.

Além do Prof. Edilberto Rocha Silveira, responsável pelo Centro Nordestino de Aplicação e Uso da Ressonância Magnética Nuclear (Cenauremn), ligado ao DQOI/UFC, os cursos têm equipe formada pelos professores Daniel Esdras de Andrade Uchôa e Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, do mesmo departamento, e pelos pesquisadores da Embrapa Elenilson de Godoy Alves Filho, Kirley Marques Canuto e Lorena Mara Alexandre e Silva.

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital