Fórum Universitário Mercosul na UFBA Oportunidades

terça-feira, 26 setembro 2017

Bahia

O Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) irá debater a integração regional em tempos de crise, seus desafios políticos e dilemas teóricos, entre os dias 27 e 29 de setembro, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em sua 16ª edição e pela primeira vez na Bahia, o congresso internacional contará com uma palestra, cinco mesas-redondas e apresentação de cerca de 250 trabalhos científicos.

O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fará a palestra de abertura “A América Latina em tempos de crise”, no PAF III, às 20h. Ex-ministro para Assuntos Estratégicos (2009 – 2010), e ex-secretário-geral do Itamaraty (2003 a 2009), Guimarães é autor dos livros Quinhentos anos de periferia (UFRGS/Contraponto, 1999) e Desafios brasileiros na era dos gigantes(Contraponto, 2006), que lhe rendeu o prêmio de intelectual do ano do troféu Juca Pato da União Brasileira de Escritores. Atualmente, é professor do Instituto Rio Branco, onde leciona a disciplina política internacional e política externa brasileira.

Antes da palestra de abertura, o reitor em exercício da UFBA, Paulo Miguez, e os reitores Gustavo Vieira da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e Anastácio Souza da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) realizam um ato em defesa do ensino público superior, no dia 27, a partir de 15h, no auditório do PAF III. O evento terá o lançamento da Carta de Salvador, manifesto em prol da universidade pública, em especial das instituições de ensino superior com vocação internacional, que estão atualmente fortemente ameaçadas.

Mais informações.

Redação

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital