Festival de teatro científico ocorre no Ceará Oportunidades

segunda-feira, 10 outubro 2016

Estão abertas as inscrições para o II Seara Teatral, festival competitivo de teatro científico da UFC. Veja essa e outras oportunidades na coluna de hoje

Estão abertas, até 25 de outubro, as inscrições para o II Seara Teatral, festival competitivo de teatro científico que a Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará. O evento será de 28 de novembro a 2 de dezembro. Na coluna de hoje você confere também que na Bahia é lançado edital que estimula pesquisa em Matemática e o edital do CNPq nas áreas de óleo e gás.

Rio Grande do Norte

Seminário sobre seca na UFRN

O grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (Semapa), do Departamento de Políticas Públicas (DPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza na próxima quinta-feira, 13, mais uma edição dos Seminários Semapa, com o tema Seca e gestão de recursos hídricos no Nordeste brasileiro: Um desafio para as políticas públicas.

Entendendo a seca como o elemento central do patrimônio climático e simbólico do Nordeste brasileiro, além de algo que afeta as atividades econômicas e o cotidiano das comunidades, o encontro tem como objetivo discutir como as políticas públicas estão inseridas nesse contexto e como elas podem sanar este problema.

Para debater essas questões, o seminário conta com a participação do professor João Abner Guimarães, do Departamento de Engenharia Civil da UFRN, e com a engenheira da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) Geni Formiga.

A atividade, que acontece no auditório I do DPP, localizado no prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), começa às 15h. Qualquer pessoa que tiver interesse no tema pode participar. As inscrições serão realizadas no local do evento, que conta com certificado de participação.

Ceará

Festival de teatro científico da Seara da Ciência recebe inscrições

Estão abertas, até 25 de outubro, as inscrições para o II Seara Teatral, festival competitivo de teatro científico que a Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, realiza de 28 de novembro a 2 de dezembro. A mostra busca fomentar o diálogo entre a ciência e a arte, em escolas de ensino fundamental e médio, através da prática do teatro científico.

Poderão participar unidades escolares públicas e particulares, bem como escolas livres de artes. Os interessados devem acessar o site da Seara (www.searadaciencia.ufc.br), ler o regulamento do festival e realizar a inscrição por meio de formulário eletrônico.

Serão concedidos prêmios de melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, melhor figurino, melhor cenografia, melhor texto original, melhor texto adaptado, melhor espetáculo (júri oficial) e melhor espetáculo (júri popular).

No ano passado, Tiro ao óvulo, peça encenada por alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Walter de Sá Cavalcante, de Fortaleza, ganhou o prêmio de melhor espetáculo segundo o júri oficial. O vencedor pelo júri popular foi Escravidão e resistência, espetáculo encenado pela Escola Municipal Governador Faustino de Albuquerque, também da Capital.

Mais informações podem ser obtidas no site da Seara da Ciência (www.searadaciencia.ufc.br).

Bahia

Fapesb lança edital que estimula pesquisa em Matemática

Com o objetivo de estimular a prática da pesquisa em matemática no ensino médio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) através do programa de popularização da ciência e tecnologia lança o edital de estímulo à pesquisa para alunos premiados na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas. A ação visa selecionar uma proposta de estudantes medalhistas da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – Regional Bahia.

Os projetos devem propor a ressignificação da linguagem científica, através da utilização de recursos didáticos e/ou lúdicos (por exemplo, jogos, protótipos e softwares), a fim de aproximar os estudantes medalhistas do universo acadêmico. O desenvolvimento do projeto deverá acontecer sob a coordenação de um professor doutor, através de ações de Popularização das Ciências.

“A proposta é formar pesquisadores, é despertar esses meninos do ensino médio para a pesquisa científica e trazer a escola para dentro da academia. Serão priorizadas propostas que recodifiquem a linguagem científica, que tragam a disciplina de forma mais lúdica”, explica Renata Matos, gestora da diretoria científica da Fapesb.

Para se inscrever, os pesquisadores devem preencher o formulário online, disponibilizado no Portal da Fapesb, até o dia 16 de novembro. Os projetos selecionados devem ser realizados no Estado da Bahia, entre os meses de dezembro de 2016 a junho de 2017.

Nacional

CNPq e PETROGAL lançam chamada conjunta nas áreas de óleo e gás

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a PETROGAL oferecem 13 bolsas de Mestrado Profissional no Exterior em Engenharia do Petróleo, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras.

A chamada visa oferecer formação internacional de alta qualidade em áreas de interesse para a indústria de petróleo, gás e engenharias, por meio de bolsas de Mestrado Profissional no Exterior – MPE.

O CNPq irá coordenar o processo seletivo, bem como conceder os benefícios da bolsa, além de acompanhar e avaliar o projeto desenvolvido pelo bolsista.

O financiamento das bolsas de pós-graduação ficará por conta da Petrogal, que participará do processo seletivo e das atividades de acompanhamento e avaliação, conforme Acordo de Cooperação assinado em 16 de junho de 2015.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 2 milhões oriundos da Petrogal Brasil S.A. 

As inscrições devem ser realizadas via Plataforma Carlos Chagas até às 23h 59min do dia 07 de Novembro de 2016 (horário de Brasília).

Veja a íntegra da chamada.

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital