Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio)
O programa de doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) lançou edital do processo seletivo 2021. Ao todo, são 120 vagas, distribuídas entre as 12 instituições participantes, e as inscrições acontecem de 4 a 29 de janeiro de 2021.
Para concorrer, é necessário submeter um projeto de pesquisa devidamente adequado a uma das áreas de concentração do programa e à linha de pesquisa do orientador pretendido. Além disso, a avaliação de currículo também faz parte do processo de seleção dos candidatos às vagas.
Considerada uma área multidisciplinar, a Biotecnologia combina conceitos de física, química, engenharia, tecnologia da informação e robótica, sendo definida pela Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU) como “qualquer tecnologia que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.
No Renorbio, são quatro as áreas de concentração: Biotecnologia em Saúde, Biotecnologia em Recursos Naturais, Biotecnologia em Agropecuária e Biotecnologia Industrial. Mais detalhes sobre o Renorbio e sobre este processo seletivo podem ser consultados no site do programa.
Fonte: Portal UFRN