Debates “Polêmicas Contemporâneas” Oportunidades

sexta-feira, 20 outubro 2017

UFBA

Polêmicas Contemporâneas é um componente curricular criada pelo Departamento de Educação II da Faculdade de Educação, sob a coordenação do professor Nelson Pretto, sendo oferecida para alunos de todos os cursos da UFBA. Seu objetivo maior é contribuir para uma formação mais ampla de todos os profissionais egressos da universidade, uma vez que ao longo dos semestres são promovidos debates sobre temas que tradicionalmente não fariam parte dos currículos desses cursos.

As atividades para o semestre 2017.2, que agora se inicia, já estão encaminhadas e o primeiro grande debate, na próxima segunda, dia 23.10.2017, a partir das 19 horas será: Que país é este?

Inspirado na música do Legião Urbana de 1987, com esse debate busca-se promover uma ampla discussão sobre situação política do Brasil nos últimos anos e a tentativa de encontrar caminhos para a democracia brasileira considerando a crise que o país vive.

Os convidados, todos já confirmados, são Lídice da Mata, Senadora da República pelo PSB, a professora da Faculdade de Direito da UFBA Sara Cortez, Doutora em Ciências Sociais pela UFBA, o escritor Aurelio Schrommer, ex-presidente da Câmara Baiana do Livro, o vereador Kiki Bispo, do PTB, 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador para o biênio 2017/2018 e o músico, ativista e criador do MicroTrio, Ivan Huol.

A programação é realizada em conjunto com os estudantes matriculados sendo que este semestre, entre os mais de 150 matriculados, temos alunos de Pedagogia, Direito, Ciências Naturais, Saúde, Medicina, Nutrição, Engenharia, entre outros.

Os debates acontecem sempre às segundas, a partir das 19 horas, no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA e são transmitidos ao vivo pelos canais de vídeo e áudio, disponíveis no site do projeto, onde podem ser encontradas todas as informações e programação desse semestre que vai até fevereiro de 2018.

Já estão programados mais dois debates: para o dia 06 de novembro, Mulheres Negras, abrindo o Novembro Negro, e no dia 13.11, justo no dia de inicio de vigência, vamos analisar a Reforma Trabalhista no Brasil.

Todos os encontros são abertos à ampla participação da sociedade, tanto presencialmente como através das redes sociais. Para tal, são usados intensamente o Twitter (@polemicas_ufba), Identi.ca, Facebook, Instagram, Diáspora, Flickr, entre outras, sempre com a hashtag #polemicas_ufba.

A participação on line pode se dar pelo chat bit.ly/chatPolemicas

Veja também o artigo acadêmico na Revista Observatório sobre a experiência de Polêmicas.

 

Redação com informações da UFBA

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital