CNPq abre chamada pública de apoio a Olimpíadas Científicas Oportunidades

terça-feira, 20 setembro 2016

Veja como participar dessa e de outras iniciativas que estão com inscrições abertas

Apoiar eventos nacionais com o objetivo de identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas. Esse é o objetivo da chamada pública divulgada pelo CNPq para Olimpíadas Científicas, que está com inscrições abertas até 13 de outubro. Na coluna de hoje você também confere o Edital para pós-graduação em Medicina Veterinária da Federal de Campina Grande e vê como participar do Edital do Zika Virus que é uma iniciativa do governo britânico, com recursos da Newton Fund.

Paraíba

Edital para pós-graduação em Medicina Veterinária

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou edital para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus de Patos. São oferecidas 21 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado.

O programa possui áreas de concentração em Saúde, Produção e Nutrição Animal e Medicina Veterinária de Cães e Gatos.

 As inscrições serão realizadas de 19 de setembro a 21 de outubro na Secretaria do Programa, localizada no Hospital Veterinário, das 07h30 às 11h e das 14h às 17h.

O processo seletivo acontecerá de 07 a 11 de novembro com divulgação dos resultados prevista para 12 de dezembro.

Consulte mais informações nos editais:

Mestrado

Doutorado

Ceará

Programa de Pós-Graduação em História abre seleção para mestrado e doutorado

Encontram-se abertas, até 13 de outubro, as inscrições para o processo seletivo para a turma 2017.1 do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Serão oferecidas 15 vagas para o mestrado e outras 10 para o doutorado, distribuídas em três linhas de pesquisa, dentro da área de concentração em História Social: “Cultura e Poder”, “Trabalho e Migrações” e “Memória e Temporalidade”.

Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)e entregar, pessoalmente, por procuração ou via Correios, a documentação exigida em seu respectivo edital.

Poderão se candidatar para o mestrado graduados em História e em áreas afins, provenientes de cursos credenciados e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Para o doutorado, candidatos que tenham mestrado em História ou áreas afins, também reconhecidos e credenciados pelo MEC.

A seleção constará das seguintes etapas: análise do projeto de pesquisa, prova escrita de conhecimento (apenas para mestrado), prova de proficiência em língua estrangeira e arguição oral sobre o projeto de pesquisa. O processo seletivo ocorrerá de 21 de outubro a 13 de dezembro.

Mais informações sobre documentação exigida, critérios do processo seletivo, cronograma e bibliografia sugerida devem ser conferidas nos editais, também disponíveis no SIGAA.

Internacional

Prorrogadas as inscrições para o Edital Zika Virus

Foi prorrogado até o dia 26 de Setembro, até às 23h59(horário de Brasília), o prazo para submissão de propostas ao Edital do Programa Institutional Links Virus Zika, que estabelece conexões e incentiva parcerias entre instituições brasileiras e britânicas e conta com recursos do Newton Fund, uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

Esta chamada é uma parceria entre o British Council, a Fundação Oswaldo Cruz, a FAPESQ, a FAPDF, a FACEPE, FAPEAL e a FUNCAP e tem o objetivo de contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento para os diversos profissionais em saúde, pesquisadores de diversas disciplinas e para diferentes setores da comunidade, todos envolvidos ou impactados pelo zika, buscando diminuir os impactos na saúde e sociais deste vírus.

Cada proposta deve ter um proponente Brasileiro e outro do Reino Unido e ser submetida conjuntamente no site global do British Council. Ambas as instituições, brasileira e britânica, devem ter capacidade de administrar a concessão e as propostas cofinanciadas pelas FAPs parceiras listadas a cima, e que tenham participação de pesquisadores sêniores da Fiocruz fazendo parte da equipe do projeto, poderão utilizar recursos em espécie e plataformas disponibilizadas pela Fiocruz.

O tema Vírus zika deverá ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisa aplicada, tendo como foco central o desenvolvimento de capacidades e para responder ou prevenir os impactos sociais da síndrome congênita do zika no Brasil. Esta chamada irá financiar até 15 propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento máximo de £ 100,000 (cem mil libras esterlinas). Estes recursos serão desembolsados em dinheiro ou em espécies, dependendo do Estado e critérios de elegibilidade.

Para Diana Daste, Gerente do Newton Fund no British Council no Brasil, “esta parceria pretende dar resposta a uma emergência nacional e de prioridade estratégia no país. A chamada dispõe de mais de 1 milhão de Libras Esterlinas (mais de 5 milhões e seiscentos mil Reais) para gerar conhecimento, soluções e metodologias que atendam vulnerabilidades geradas pelo zika Vírus no Brasil. Além dos impactos na saúde, há implicações sociais, portanto o estímulo à pesquisa interdisciplinar e o desenvolvimento de conhecimento é essencial.”

Nesta chamada, podem se inscrever pesquisadores de instituições de pesquisa e instituições de ensino superior do Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Ceará. Para os estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia somente os proponentes (coordenadores principais do projeto), servidores da Fiocruz em atividade de pesquisa na instituição são elegíveis e poderão se candidatar.

A avaliação das propostas será realizada através de comitês científicos independentes, no Reino Unido e no Brasil. O resultado será divulgado no site do British Council no dia 30 de Novembro de 2016.

Veja o Edital.

Nacional

CNPq abre chamada pública de apoio a Olimpíadas Científicas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretária de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), tornam pública a Chamada para apoio à realização de Olimpíadas Científicas.

O objetivo da chamada é apoiar a realização de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional como instrumento de melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas.

Poderá ser apoiada também a realização de olimpíadas internacionais no Brasil, em sua fase final, de acordo com as condições estabelecidas nesta Chamada.

 As propostas deverão ser enviadas até 13 de outubro e enquadradas em uma das categorias abaixo:

a) Olimpíada Nacional

Para apoio a eventos caracterizados como olimpíada científica de nível nacional.

b) Olimpíada Internacional realizada no Brasil

Para apoio a eventos de olimpíada científica internacional a ser realizada no Brasil. O evento deve estar claramente caracterizado como olimpíada científica; encontrar-se em sua fase final; envolver um número significativo de países e ser proposta por grupo organizador de Olimpíada Nacional já apoiada pelo CNPq e com tradição na área.

Confira aqui o edital completo.

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital