Serão apoiados projetos em saúde, agricultura e desenvolvimento com até 100 mil dólares
A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas até 11 de novembro para a 16ª edição de seu programa Grand Challenges Explorations . Lançado em 2008, o GCE oferece 100 mil dólares a inovações tecnológicas e científicas em saúde, agricultura e desenvolvimento capazes de solucionar graves problemas mundiais. De acordo com a fundação, mais de 1140 projetos em 60 países já foram financiados, nove deles no Brasil. O mais recente é o da pesquisadora Zilma Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais, que criou método inovador para medir a idade gestacional de bebês por meio da pele.
No Grand Challenges Explorations, qualquer pessoa pode enviar projetos. São aceitas propostas de candidatos de todos os níveis de experiência, de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas. Os interessados devem descrever a ideia em duas páginas. Em inglês, deverá estar explicado por que a proposta apresenta uma solução inovadora para gerar impacto em um dos desafios propostos pelo GCE. As soluções mais inovadoras e de maior impacto em cada rodada recebem 100 mil dólares para serem implementadas em 18 meses.
Serão aceitas propostas para os temas: novas abordagens para caracterizar e rastrear a incidência global da resistência a antimicrobianos; explorando novas soluções em áreas prioritárias da saúde global; promoção da saúde intestinal de bebês e recém-nascidos por meio da engenharia do microbioma mediada por bacteriófagos; e explorando novas maneiras de medir dados de oferta e uso de serviços financeiros digitais