UFAL
O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico (Nepa), o 1º Simpósio de Arqueologia Alagoana. As inscrições são gratuitas e começam nesta segunda-feira (1º) seguindo até o dia 31 de outubro (ou até esgotarem as vagas). O evento acontece de 12 a 14 de novembro, na Sede do MHN.
O simpósio terá como foco a divulgação de pesquisas desenvolvidas no Estado nos últimos anos, destacando a contribuição de diversas áreas na construção do conhecimento acerca das populações que habitaram esse território desde o período pré-histórico até os dias atuais.
O evento contará com sessões temáticas coordenadas por pesquisadores atuantes na arqueologia alagoana e também com comunicações avulsas de diversos temas. De acordo com Mayana Castro, arqueóloga do MHN e uma das organizadoras do simpósio, o objetivo é apresentar como eram as pessoas que habitavam Alagoas.
“Os participantes conhecerão pesquisas realizadas em diversas áreas da arqueologia no estado de Alagoas, podendo assim entender mais sobre os grupos humanos que viveram em território alagoano desde o período pré-colonial até os dias atuais”, explicou.
Submissão de trabalhos
Os participantes também poderão submeter trabalhos até o dia 15 de outubro com os seguintes eixos temáticos: Arqueologia preventiva; Arqueologia das cidades; Patrimônio, turismo e educação; Arqueologia biológica ou funerária; e Ocupações pré-coloniais. Caso o trabalho não se encaixe nos temas, mas contribua para a construção do conhecimento da arqueologia alagoana, pode ser submetido como ‘Comunicação Avulsa’.
Informações e inscrições no site do simpósio.
Fonte: Ascom UFAL
Deixe um comentário