UFRN, UFPE, UFC e Univasf se manifestam contra a violência, em defesa da liberdade e dos direitos humanos
Atualizada em 16/10/2018 – 19h47
As reitorias das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) , de Pernambuco (UFPE), do Ceará (UFC) e do Vale do São Francisco (Univasf) divulgaram notas manifestando suas posições contra a intolerância e em defesa da democracia. Os dirigentes das duas instituições se mostram preocupados com “a disseminação de atos de constrangimento e violência física e moral, ocorridos em todo o país por motivação político-eleitoral”.
A reitora Ângela Maria Paiva Cruz e o vice-reitor José Daniel Diniz Melo, ambos da UFRN, assinam o documento que expõe “a postura em defesa da pluralidade de pensamento e de respeito às liberdades políticas e individuais, ao mesmo tempo em que repudia veementemente todo ato de violência a qualquer cidadão brasileiro”.
No manifesto divulgado pela UFPE, o reitor Anísio Brasileiro e a vice-reitora Florisbela Campos se posicionam a favor de uma universidade gratuita, de qualidade, autônoma e socialmente referenciada. “Os brasileiros devem abraçar ideias que defendam uma nação inclusiva, justa, capaz de superar os desequilíbrio”, diz o documento.
Veja os textos na íntegra:
A UFRN contra a intolerância e na defesa da Democracia
Em defesa da universidade pública e da democracia
A Universidade e sua vocação para a luta democrática
Univasf em defesa do estado democrático de direito
Edna Ferreira
Por uma universidade gratuita, de qualidade, autonoma e socialmente referenciada.