A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a criação do novo doutorado em Educação Contemporânea junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta de criação do novo doutorado foi aprovada na 194ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), reunido de 11 a 15 de março, na sede da Coordenação. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (21). O doutorado é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), localizado em Caruaru. O curso é o primeiro doutorado nos campi do interior da UFPE e primeiro no estado de Pernambuco. Para a primeira turma estão previstas 12 vagas.
O PPGEduc funciona desde 2011, em nível de mestrado acadêmico e surgiu no âmbito do projeto de expansão das universidades públicas no país. De acordo com a coordenadora do programa, Conceição Nóbrega, a aprovação do doutorado contribui para a ampliação da formação de professores e pesquisadores na região, que atuam em diversos espaços educativos, bem como para o desenvolvimento de pesquisas sobre questões relevantes do campo educacional, em especial aquelas que se relacionam aos dilemas e desafios das regiões Agreste e Sertão.
“A implantação do doutorado é uma conquista significativa para região, para a UFPE e, em especial, para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), integrando-se às ações desenvolvidas em favor da descentralização da produção de conhecimento, concentrada, sobretudo, nas grandes metrópoles. Ela atende, assim, a uma demanda histórica da região. Da mesma forma, essa aprovação fortalece o processo de consolidação do projeto de interiorização da UFPE e, em particular, da pós-graduação stricto sensu, considerando a demanda existente no que se refere à formação em nível doutoral, na área da Educação”, explica a professora.
Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc)
Deixe um comentário