Técnicos da Emater receberão informações relevantes para facilitar a entrada e permanência dos agricultores familiares em um mercado crescente para produtos ecologicamente produzidos.
Com a função de transferir conhecimento técnico para agricultores familiares, 32 Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) terão durante toda essa semana aulas teóricas e práticas sobre Agricultura e Pecuária de Base Ecológica. O Curso de Formação em Agricultura e Pecuária de Base Ecológica é promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Durante a semana (29/02 a 04/03), serão abordados temas como as bases teóricas da agroecologia e extensão rural, introdução à agricultura orgânica, produção orgânica de hortaliças, epistemologia da pecuária orgânica e tecnologias de base ecológica para pecuária. “A nossa proposta é qualificar profissionais do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural em agricultura e pecuária de base ecológica”, frisou a coordenadora Vânia Porto, professora do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas da Ufersa.
Ainda segundo Vânia Porto, os agentes da ATER têm uma função importante na transferência desses princípios de sustentabilidade da agricultura e da pecuária praticada na zona rural e, principalmente, na inclusão de agricultores familiares em um mercado crescente para produtos ecologicamente produzidos. “Os agentes ATER estão em contato direto com os agricultores, sendo conhecedores da realidade do campo”, frisou.
Juntamente com os ATERs da Emater/RN, também participam do curso, bolsistas vinculados ao Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agroecologia Macambira dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. A parte teórica do curso será oferecida no prédio da Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa e as aulas de campo serão realizadas na zona rural das cidades de Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró e Apodi.
Deixe um comentário