Programa será realizado em parceria com a Universidade de São Paulo
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em História Social, uma parceria do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Doutorado em História Social da Universidade de São Paulo (USP).
Com área de concentração em História Social, o programa terá as seguintes linhas de pesquisa: História da Cultura, História dos Movimentos e das Relações Sociais, História Política, História da Ciência e da Técnica, Escravidão e História Atlântica, Historiografia e Documentação, Cultura Material, Cultura Visual e Patrimônio. As aulas, quando inciadas, serão ministradas no primeiro semestre na UFCG e no segundo semestre na USP.
A pós-graduação permitirá que os professores da UFCG que ainda não possuem o título de doutor concorram a uma das vinte vagas que serão ofertadas pelo programa.
Para o coordenador do DINTER na UFCG, Iranilson Buriti, a aprovação do doutorado é uma conquista singular para a UFCG e para a Paraíba. “Trata-se do primeiro DINTER em História aprovado para uma instituição universitária paraibana. Isto ampliará os horizontes de pesquisa, qualificará parte do corpo docente da UFCG e contribuirá para a consolidação do Programa de Pós-graduação em História da UFCG”, comemora.
Na USP, o DINTER será coordenado pelo professor Marcos Silva.
Deixe um comentário