Além de atividades de ensino, pesquisa e extensão, no novo espaço serão produzidas mais de 150 mil mudas por ano para serem distribuídas para todo o estado do Piauí
A Universidade Estadual do Piauí – UESPI inaugurou nesta quinta (09) uma Unidade de Produção de Mudas de Plantas Silvícolas e Ornamentais, no Parque Zoobotânico, localizado na zona leste de Teresina. A nova instalação terá capacidade de produzir 150 mil mudas por ano, e a UESPI será a responsável pela distribuição das plantas para todo o estado.
A obra foi realizada para atender a uma demanda do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UESPI. A unidade tem como objetivo produzir mudas para ajudar a recuperar áreas degradadas, como matas ciliares, e também promover ações de reflorestamento.
O diretor do CCA, Firmino Barbosa, enfatizou a importância acadêmica do espaço para a instituição. De acordo com ele, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de serem promovidas ações para o desenvolvimento técnico-cientifico. “O objetivo principal é que haja formação acadêmica adequada para o aluno da UESPI”, revelou. Ele contou ainda que todo o material orgânico retirado diariamente pela limpeza do parque será aproveitado e transformado em composto orgânico que servirá de substrato para produção das mudas.
Um exemplo prático da utilização acadêmica do espaço será o trabalho da aluna Vitória Moura Pessoa Araújo, do primeiro período do curso de Agronomia da UESPI. Ela será a primeira a utilizar a unidade para um projeto próprio. A estudante pesquisará sobre adaptação de plantas (flores tropicais e silvícolas) ao ecossistema piauiense.
O Governo do Estado espera que com essa nova área seja criada no Piauí uma cultura de replantio e reflorestamento de áreas degradadas. O espaço é fruto de uma parceria entre a universidade e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). A inauguração contou coma presença do governador Wellington Dias, do reitor da UESPI, Nouga Cardoso, e do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho.
Deixe um comentário