Sistema agiliza gestão de hospitais públicos no RN Saúde

terça-feira, 5 novembro 2024
Implantação do PEP no Walfredo Gurgel incluiu novos equipamentos de TI e capacitação de pessoal (Foto: Sandro Menezes / Assecom RN)

Prontuário Eletrônico do Paciente chega ao sexto hospital da rede estadual de saúde pública

O sistema Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) da Sesap já registrou mais de 100 mil atendimentos. Neste início de novembro, ele deu um importante passo. Desde segunda-feira (4), o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel se tornou o sexto da rede estadual de saúde a adotar o PEP como sistema de gestão hospitalar.

Para continuar produzindo conteúdo de qualidade, Nossa Ciência precisa da colaboração de seus leitores. Faça um pix para contato@nossaciencia.com

Desenvolvido com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN), o PEP moderniza a gestão hospitalar do estado. Ele conecta os setores do hospital e outras unidades da Sesap, proporcionando transparência e segurança aos pacientes. “O PEP é mais que um prontuário; é um sistema de gestão que agiliza todos os processos de trabalho”, destacou Leidiane Queiroz, secretária-adjunta da Sesap, em visita de monitoramento.

Assíncrono

Embora não tenha definido prazo, o pesquisador do Lais Fernando Lucas de Oliveira Farias afirmou que o sistema vai funcionar mesmo quando houver interrupção de acesso à internet. “Em breve teremos módulo offline para registro assíncrono dos dados, atualmente o PEP+RN possui taxa de 99,99% disponibilidade em 18 meses de operação”, respondeu.

A implementação do PEP foi planejada com antecedência, incluindo novos equipamentos de TI e treinamento de centenas de profissionais que atuam diretamente no Walfredo Gurgel. “Em breve, teremos avanços significativos na qualidade do atendimento aos pacientes”, afirmou Geraldo Neto, diretor-geral do hospital.

Hoje, o PEP possui mais de 53 mil prontuários, 772 leitos registrados e 4.255 profissionais habilitados. Além do Walfredo Gurgel, o sistema está nos hospitais Deoclécio Marques, da Mulher Parteira Maria Correia, Giselda Trigueiro, Geral João Machado e Regional Tarcísio Maia.

Leia também: Adesão dos brasileiros à vacinação cresceu, mas ainda não atingiu o patamar de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital