Semana de Museus movimenta o país até o domingo (21) Geral

quinta-feira, 18 maio 2017

Museu Câmara Cascudo (RN) e Espaço Ciência (PE) convidam para uma programação especial

Continua até domingo (21), em museus e instituições culturais de todo o país, a 15ª Semana de Museus. Com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a temporada movimenta mais de 450 cidades com exposições, palestras, mesas-redondas, visitas mediadas, shows e uma série de atividades especiais.

Em Pernambuco, o Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência, integra a Semana Nacional e reforçou sua programação permanente, com visitas mediadas pelas centenas de experimentos e exposições interativas de Ciência.

O tema da Semana nacional põe em foco as narrativas que estão além dos objetos e equipamentos escolhidos para serem expostos. “No caso dos Museus Interativos de Ciência, é um convite à reflexão sobre uma linguagem que é recente e que ainda está em construção”, afirma a museóloga Maria Remesal, da Secretaria Executiva do Espaço Ciência.

Violência dentro e fora dos museus

Para tratar do tema geral escolhido para a edição deste ano (“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”), o Museu Câmara Cascudo (MCC), de Natal (RN), decidiu explorar um assunto quase ausente das narrativas museológicas, mas extremamente presente em nossas vidas, especialmente no contexto atual da sociedade potiguar: a violência.

No dia 18 de maio, data na qual se comemora o Dia Mundial dos Museus, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Museu Câmara Cascudo promovem a conferência “Sistema prisional: uma história de sucessos ou de fracassos” que será proferida pelo professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, do Departamento de História da UFRN. No mesmo dia será lançada a exposição “Póstumos – Arqueologia do Descaso” do fotógrafo Numo Rama.

“Com o tema específico “Qual é a sua violência?”, vamos refletir e discutir sobre diferentes formas de violência que nos afetam e afetam o mundo à nossa volta, através de várias atividades: exposições, visitas mediadas, palestras, debates, oficinas, cinema, teatro e uma programação especial para o público infanto-juvenil, tudo visando entender melhor a violência, para poder evitá-la ou neutralizá-la”, afirma Everardo Ramos, diretor do Museu Câmara Cascudo.

Para Ramos, essa é uma excelente oportunidade para descobrir que o museu não é apenas um lugar que conserva coisas antigas, vestígios do passado. “Ele é também um espaço dinâmico e engajado, que se afirma no presente e dialoga com a contemporaneidade, contribuindo para uma transformação positiva da sociedade”, afirma.

Confira a programação do Espaço Ciência e do Museu Câmara Cascudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital