Evento vai discutir o pensamento de Beatriz Nascimento e Clóvis Moura
O segundo encontro do Vozes do Sul Global vai debater textos de Beatriz Nascimento e Clovis Moura na próxima quinta-feira, 5 de dezembro
O grupo de pesquisa DESCOM – Insurgências Decoloniais, Comunicação, Artes e Humanidade, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realiza na próxima quinta-feira, 5 de dezembro, o segundo encontro virtual do ciclo Vozes do Sul Global. O encontro acontecerá das 9h às 12h na plataforma Google Meet.
Para continuar entregando conteúdo de qualidade, Nossa Ciência precisa do apoio de seus leitores. Faça um pix para contato@nossaciencia.com
Os textos que serão debatidos são o capítulo “O conceito de quilombo e a resistência cultural negra” (p. 146-162) do livro “Uma história feita por mãos negras”, que reúne textos de Beatriz Nascimento, e o capítulo: “Os quilombos na história social do Brasil” (p. 16-33) do livro “Os quilombos e a rebelião negra”, de Clovis Moura.
Os textos estão disponíveis na pasta do Google Drive aqui
Recomenda-se aos interessados a leitura prévia dos textos para a participação nas discussões.
As inscrições para o ciclo de encontro Vozes do Sul Global, gratuitas, podem ser feitas pelo portal público do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, seguindo o caminho Extensão – Eventos – Procurar Evento. Para se inscrever, não é necessário possuir vínculo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O link da sala do encontro será enviado por e-mail a todas as pessoas inscritas.
Os objetivos do Vozes do Sul Global são promover discussões com olhares descentrados dos pressupostos do conhecimento euro-brancocentrado na intersecção entre pensamento social crítico, humanidades, comunicação, artes e outros campos do conhecimento; incentivar o diálogo entre saberes científicos e conhecimentos produzidos fora da academia (em comunidades indígenas e quilombolas, terreiros, coletivos artísticos e ativistas, movimentos sociais populares, movimentos de resistência anticolonial e outros) por corpos e vozes de diferentes latitudes do Sul Global subalternizados pelo sistema-mundo moderno; estimular a troca de reflexões e experiências de decolonização do pensamento e das práticas sociais entre estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação de diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, detentores de saberes não-acadêmicos e qualquer pessoa interessada.
SERVIÇO
2º encontro do ciclo VOZES DO SUL GLOBAL
DATA: 05/12/2024
HORÁRIO: 9h-12h
LOCAL: Plataforma Google Meet
Conheça o grupo de pesquisa DESCOM no Instagram
Deixe um comentário