RN ganha complexo de energia eólica Meio Ambiente

segunda-feira, 4 julho 2016

Complexo Eólico Vamcruz foi inaugurado no município de Serra do Mel. São 31 aerogeradores com potencial de produzir 450 GWh por ano

O estado do Rio Grande do Norte acaba de ganhar mais um complexo de energia eólica. O Complexo Eólico Vamcruz foi inaugurado no dia 29, no município de Serra do Mel, sendo o terceiro complexo eólico da empresa francesa Voltalia a entrar em operação no Brasil. Os outros dois são: São Miguel do Gostoso (RN-108 MW) e Areia Branca (RN-90 MW). O empreendimento foi construído em 16 meses sob a responsabilidade dos investidores Voltalia/Encalso e Chesf.

Com potencial de produzir 450 GWh por ano, o complexo Vamcruz conta com um total de 31 aerogeradores fornecidos pela espanhola Acciona Windpower, cuja potência unitária é de 3 MW. A energia anual produzida pelo empreendimento será suficiente para atender mais de 200 mil famílias, e ainda reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 160.535 toneladas por ano, segundo informações das empresas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Parques Eólicos do Idema – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Andréa Mércia, na atual gestão houve uma celeridade na liberação de processos de Energia que estavam parados no órgão. “Podemos citar as linhas de transmissão e subestação da Chesf, que com a liberação foram energizados oito parques na Serra de Santana, das empresas Gestamp e Iberdrola. Merece um destaque também, os processos do Complexo CUTIA composto por sete parques da empresa Copel que estavam parados desde 2012, e atualmente encontram-se em instalação no município de São Bento do Norte”, afirmou a coordenadora do NUPE, Andréa Mércia.

“Ressaltamos ainda a liberação dos complexos Facheiro da empresa Renova composto por 23 parques eólicos com geração total prevista para 486MW e o complexo eólico Santo Agostinho pertencentes a empresa Tractbel, composto por 24 centrais eólicas com geração prevista de 720 MW, nos municípios de Lajes, Pedro Avelino, São Tomé e Caiçara do Rio do Vento”, afirmou.

A liberação dessas licenças aumenta consideravelmente a oferta de empregos e infraestrutura nos municípios afetados direta e indiretamente por estas atividades, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. O estado é o maior produtor de energia eólica do Brasil, sendo responsável por 32% da energia que é gerada no país.

A cerimônia contou com a presença das equipes da Coordenadoria de Meio Ambiente e Núcleo de Parques Eólicos (NUPE) do Idema, do diretor-geral da Voltalia Brasil, Robert Klein, do presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Faria, do diretor-executivo do Grupo Encalso, Márcio Damha, além de autoridades locais.

Uma resposta para “RN ganha complexo de energia eólica”

  1. Otimo Artigo, muito bem eleborado.parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital