Entre os objetivos dessa edição da RBPG estão o incentivo a reflexões sobre as funções e os serviços ambientais dos ecossistemas brasileiros e a contribuição para a construção de teorias relativas ao papel dos ecossistemas para o desenvolvimento nacional.
A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), editada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 2004, receberá propostas de colaborações autorais para uma edição especial voltada para a reflexão acerca das potencialidades dos ecossistemas existentes no Brasil para o desenvolvimento nacional. O prazo para envio é 30 de abril de 2016.
Essa edição da RBPG terá como objetivo incentivar reflexões sobre as funções e os serviços ambientais dos ecossistemas brasileiros, contribuir para a construção de teorias relativas ao papel dos ecossistemas para o desenvolvimento nacional, identificar lições e aprendizagens a partir de experiências internacionais que possam contribuir para a superação dos desafios ambientais do país, além de promover o debate acerca do papel da interdisciplinaridade na produção de conhecimentos sobre os ecossistemas nacionais e suas potencialidades para o desenvolvimento.
Ecossistemas
Devido a sua extensão e diversidade geográfica e climática, o Brasil abriga em seu território uma grande variedade de ecossistemas. Cobrindo a faixa terrestre do país e destacando-se pelo tipo de vegetação que os constituem predominantemente (florestas tropicais úmidas, savanas, zonas úmidas etc.) estão os ecossistemas, que se concentram em regiões específicas (Floresta Amazônica; Caatinga, Pantanal e Campos do Sul – Pampas) e os que perpassam os limites regionais (Floresta Atlântica e Cerrado). Outros sistemas ecológicos, como manguezais, dunas, restingas, costões rochosos, lagoas, praias arenosas etc., ocupam, ainda, boa parte da extensão costeira e incluem a faixa marítima, formada pelo Mar Territorial, cuja largura é de 12 milhas náuticas a partir da linha da costa.
Propostas
As propostas de colaborações para o número especial nas seções especificadas pelo edital deverão ser efetuadas por meio de cadastramento e inclusão dos respectivos artigos, de forma on-line, de acordo com o cronograma contido no documento.
Para ler o edital, acesse aqui .
Deixe um comentário