Pesquisa de Kássio Lima sobre novas tecnologias associadas à saúde da mulher é publicada na Nature Scientific Reports
UFRN – O professor Kássio Lima, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi entrevistado pelo Nossa Ciência sobre o Programa de rastreamento primário de câncer de mama no RN , acaba de ter um novo artigo científico publicado em uma revista estrangeira. Trata-se da pesquisa sobre novas tecnologias associadas à saúde da mulher: células citológicas, divulgado pela revista do grupo científico internacional Nature Scientific Reports, no dia 12 de julho.
Segundo o professor Kássio Lima, o trabalho é fruto de um estudo de dois anos, na qual foi utilizada uma metodologia inovadora. Atualmente, a pesquisa se encontra em etapa de validação analítica.
“Foi utilizada uma nova técnica no mundo da citologia chamada de SNOM-IR-FEL. Esta permitiu detectar alterações em células cervicais e no diagnóstico de câncer cervical com resoluções abaixo do limite de difração. Nosso trabalho na UFRN foi introduzir modelos matemáticos e estatísticos no conjunto de células adquiridas na Lancaster University (Reino Unido)”, explica o professor.
O trabalho foi divulgado pelo grupo internacional por meio de sua revista online, no dia 12 de julho. A pesquisa do professor teve participação do seu mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFRN, Camilo de Lelis.
Deixe um comentário