Para coordenador da Capes, é visível a qualidade da pesquisa na UFRN Geral

sexta-feira, 2 outubro 2015

Augusto Schank falou para alunos no Centro de Biociências, em worhshop sobre biologia molecular. 


Convidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para avaliar um programa de pós graduação, Augusto Schank, coordenador da área de ciências biológicas I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) foi um dos palestrantes doWorkshop sobre Biologia Molecular, nesta manhã (02), no auditório da Aves do Centro de Biociências.

Em entrevista ao Nossa Ciência, afirmou que é a qualidade da pesquisa feita na UFRN tem melhorado bastante nos últimos anos e que fica evidente a atenção que a administração da universidade dá para a sua qualificação, tentando resolver as dificuldades que existem melhorar.

Mesmo que ainda se mantenham algumas diferenças entre os programas de pós graduação localizados no nordeste e  em outras regiões, sobretudo no sudeste, o professor da Universidade Federal do Rio Grade do Sul reconhece que houve significativa evolução na qualidade da produção científica nordestina nos últimos 10 anos. Como exemplo, citou a Universidade Federal do Pernambuco, que tem cursos na área de ciências biológicas muito bem qualificados.

A UFRN tem dado passos importantes para consolidar-se como centro de excelência, propõe coordenador da Capes. “A UFRN conseguiu consolidar um parque de equipamentos, prédios e grupos de trabalho, e conseguido atrair importantes pesquisadores de várias regiões do país e do exterior”, concluiu.

workshop terá continuidade no período da tarde. O evento é promovido pelo Departamento de Biologia Celular e Genética e tem como objetivos a divulgação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos em conjunto entre pesquisadores da UFRN e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a troca de experiências e a discussão científica com os alunos.

Para uma das coordenadoras, professora Lucymara Fassarela Agnez-Lima esses eventos são estimulantes para os alunos e podem provocar neles o interesse em aprofundar-se no assunto seja na graduação ou na pós graduação.

A programação da tarde terá as seguintes palestras:

14h30 – Ação antifúngica de novos compostos em Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii: análise dos mecanismos moleculares – Dra. Marilene Henning Vainstein (CBIOT-UFRGS)

15h20 – Elementos genéticos parasitas como marcadores moleculares e alvos terapêuticos em micologia médica – Dra. Raquel C. Theodoro (DBG-UFRN)

16h20 – Os efeitos da microgravidade em plantas – Dra. Kátia C. Scortecci (DBG-UFRN)

16h55 – Mecanismos moleculares e eletrofisiológicos do papel cognitivo do sono. Dr. Sidarta Ribeiro (ICE-UFRN).

1730 – Metagenômica aplicada a degradação de hidrocarbonetos – Dra. Lucymara F. Agnez-Lima (DBG-UFRN).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital