Encontro Nacional celebra os 20 anos do Núcleo Natal do INCT Observatório das Metrópoles
Apoie o Nossa Ciência. Faça um pix para contato@nossaciencia.com
Um dos maiores centros urbanos do Nordeste, a Região Metropolitana de Natal é composta por 15 municípios e conta com uma população estimada em mais de 1,5 milhão de habitantes. Com o propósito de aprofundar a compreensão das transformações urbanas e sociais, o Núcleo Natal do INCT Observatório das Metrópoles analisa as dinâmicas metropolitanas da região há 20 anos. E, para celebrar este marco de duas décadas de desenvolvimento de pesquisas e novas perspectivas, o núcleo promove o Encontro Nacional “Metrópoles: um outro futuro é possível”, de 02 a 04 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com inscrições gratuitas e abertas ao público, o evento promete ser uma imersão profunda nos desafios e inovações que moldam as cidades brasileiras.
O coordenador nacional do Observatório, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, destaca a importância do encontro. “Este é um momento crucial para refletirmos sobre os resultados das nossas pesquisas e para celebrarmos o legado do Núcleo Natal”, ressalta. Na ocasião, serão realizadas mesas redondas, palestra, painel e sessões temáticas para apresentação de trabalhos, voltados a divulgar e difundir a produção científica do Observatório das Metrópoles, um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) composto por 18 Núcleos Regionais. A rede de pesquisa existe há mais de 25 anos e estuda as questões sobre a vida nas metrópoles brasileiras.
Com inscrições gratuitas e abertas ao público, o evento promete ser uma imersão profunda nos desafios e inovações que moldam as cidades brasileiras.
A coordenadora do Núcleo Natal, Maria do Livramento Clementino, reforça a relevância do evento. “É um momento muito importante de congregar os pesquisadores e pesquisadoras dos diferentes núcleos da rede no Brasil. Vamos apresentar a finalização da atual agenda de pesquisa e, ao mesmo tempo, realizar discussões para a agenda de um futuro próximo a partir de 2025”, pontua. A coordenadora lembra que será realizada a comemoração dos 20 anos de existência do Núcleo Natal, sediado na UFRN. “Para tanto, estamos organizando um painel que será apresentado no primeiro dia do evento. Esse é um momento muito auspicioso para nós que fazemos o Núcleo Natal, não só porque vamos ter a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para a rede, mas, também, para os nossos parceiros institucionais”, observa.
O encontro conta com o apoio da Coordenação Nacional do INCT Observatório das Metrópoles, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) do Instituto de Políticas Públicas (IPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan) do Governo do Estado do RN, Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Sebrae e Banco do Nordeste.
Programação
No dia 02 de setembro, a abertura será marcada pelo credenciamento dos participantes e a palestra de Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, sobre “A Questão Urbana na Periferia do Capitalismo no Século XXI: por uma agenda de pesquisa a partir do Brasil”, às 9h30. Às 14h, será realizado o painel “Transformações e perspectivas à Região Metropolitana de Natal” e o lançamento de livros da rede de pesquisa.
Já no dia 03, o encontro inicia com as apresentações dos dez Simpósios Temáticos (STs), seguido por mesas redondas sobre “Desafios das Mudanças Climáticas e da Justiça Social nas Cidades” e “Periferias no Brasil de hoje: velhos dilemas e novas perspectivas”, coordenadas por Melissa Pimenta e Maria Dulce Bentes, respectivamente.
No dia 04, ocorre a continuação das apresentações nos Simpósios Temáticos, além da terceira mesa redonda, abordando a “Política Habitacional e o Direito à Cidade”, coordenada por Alexsandro Cardoso da Silva. As inscrições para participar como ouvinte seguem abertas até a data do evento no site
Deixe um comentário