O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas divulga manifesto sobre cortes que ameaçam seu funcionamento
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, está correndo risco de ter suas atividades paralisadas por conta dos sucessivos cortes nos recursos federais. Para alertar à sociedade sobre as consequências dessa situação, um manifesto foi divulgado pela equipe do CBPF.
Veja o material na íntegra:
“No dia 16 de agosto, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), publicou a reportagem ‘Ciência no Brasil pode estar perto de sua meia-noite’, na qual alerta sobre as graves consequências (imediatas e futuras) dos consecutivos cortes e contingenciamentos das verbas federais para os institutos de ciência e tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Segundo o texto, no CBPF, “caso o cenário permaneça o mesmo, a hora fatídica deve chegar no início de setembro, quando estarão exauridos os últimos recursos, e pagamentos essenciais (segurança, limpeza, luz, água etc.) ficaram impraticáveis”.
Um possível corte de luz no CBPF, por falta de pagamento, poderá acarretar a paralisação do acesso à internet escolas, hospitais, órgãos financiamento, universidades e tantas outras instituições em nível municipal, estadual e federal do estado fluminense. Essa medida extrema terá “impactos imensuráveis” não só para a comunidade científica do país, mas também para o governo e, sobretudo, para a sociedade.
Corre-se também o risco de sucateamento de equipamentos avaliados em R$ 60 milhões – e usados por outras instituições de pesquisa –, bem como o desperdício de 20 anos de trabalho de pesquisadores e tecnologistas cuja formação altamente qualificada teve investimento estratégico do Estado.
A íntegra da reportagem está aqui.
Imprima, fixe, compartilhe!
A postagem da reportagem no Facebook já atingiu quase 20 mil pessoas. Participe desse movimento de conscientização, o qual diz respeito não só à importância estratégica dos institutos de ciência e tecnologia do MCTIC para o país, mas também à totalidade da ciência no Brasil.
Imprima o infográfico em folha tamanho A4, fixe-o em uma área pública de sua instituição (escola, universidade, hospital, empresa etc.) e compartilhe-o com seus amigos nas mídias sociais, com o hashtag#MeiaNoiteDaCiênciaNoBrasil.
Os ponteiros do relógio da ciência no Brasil – que seguem em direção à meia-noite – têm que retroceder!”
Muito interessante seu site, gostei bastante.Vou acompanhar toda semana 😉