Documento da Frente pela Vida foi enviado ao STF e Congresso: união nacional para salvar vidas
Mais de 50 entidades científicas de todas as áreas do conhecimento declararam apoio à Manifestação da Frente pela Vida ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional – UNIÃO NACIONAL PARA SALVAR VIDAS.
O documento foi divulgado no dia 6 de abril urgindo que Justiça e o Parlamento não percam tempo em colocar em prática ações para superar a crise sanitária no País provocada pela pandemia de coronavírus.
“Neste cenário de extrema gravidade, a Frente pela Vida soma-se a muitos outros movimentos que propõem, em caráter de urgência, uma ação coordenada entre os três poderes da República e as três esferas de governo para iniciar a mitigação dos efeitos da pandemia e, em seguida, buscar sua supressão no território nacional”, conclamam as entidades que compõem a Frente pela Vida no documento.
Entre as ações propostas no manifesto, está a necessidade de adoção de lockdown por 21 dias, para redução da transmissão da covid-19 e interrupção de óbitos no Brasil inteiro; e a aceleração da vacinação a toda a população, “sob a coordenação do Programa Nacional de Imunização do SUS e, portanto, em caráter gratuito, seguindo os critérios epidemiológicos.”
A Frente pela Vida faz ainda um apelo para o fortalecimento da vigilância da saúde, da atenção básica, da assistência hospitalar e da assistência farmacêutica. O documento defende ainda a recomposição do orçamento do SUS: “O Ministério da Saúde precisa aumentar imediatamente o repasse aos estados e municípios para que a assistência não entre em colapso total.”
Fonte: Jornal da Ciência
Deixe um comentário