Liliane Salgado: Tudo é mérito do talento, disciplina e resiliência dos alunos Inovação

segunda-feira, 23 novembro 2015

Professora do Centro de Informática da UFPE avalia boa colocação obtida por alunos da instituição em competições.

Na última Maratona de Programação, realizada pela Sociedae Brasileira de Computação, nos dias 13 e 14 de novembro, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) classificou dois times entre os 10 primeiros colocados. Nas 20 edições da etapa nacional da Maratona, os alunos da instituição já foram campeões oito vezes e obtiveram classificação para o mundial em 11 edições. Acompanhe a entrevista concedida por Liliane Rose Benning Salgado, professora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora dos alunos.

(Foto do troféu conquistado pelos alunos da UFPE na edição 2015 da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação) 

Nossa Ciência: Os alunos da UFPE têm uma tradição de excelente desempenho na Maratona e Programação da SBC. A que a senhora atribui o fato?

Liliane Salgado: Temos um projeto no Centro de Informática com atividade contínua. Ele é anual e no final de cada ano fazemos uma seletiva interna o que possibilita a renovação. Existem critérios de rendimento para permanência nos times da maratona de programação da UFPE porque pelo histórico construído ao longo dos anos pelos alunos, as conquistas realizadas, nós conseguimos traduzir estas horas de estudo em créditos para disciplinas. Adicionalmente, temos a excelente qualidade dos cursos do CIn/UFPE comprovada pelas ótimas notas que tem recebido nos últimos anos. Tudo isto cria o contexto favorável, mas tudo ao final é mérito do talento, disciplina, resiliência dos alunos que aceitam o desafio da preparação para esta competição.

NC: Como é a preparação?

LS: Toda semana fazemos uma simulação da competição aos sábados pela manha. Isto implica na aplicação de uma prova similar, com mesma duração e sob as mesmas regras. Com base nestes problemas segue a discussão da semana com relação ao conteúdo envolvido. Segue a linha do aprendizado baseado em problemas. No formato aplicado na UFPE é muito importante o compartilhamento de informações e experiências dentro do grupo. Os veteranos, participantes de anos anteriores, são estimulados a contribuir com o conteúdo a ser ministrado e partilhado durante o ano. Os próprios maratonistas são os maiores responsáveis pela manutenção da história vitoriosa da UFPE. Costumo dizer que ao longo dos anos nós já aprendemos os caminhos, sabemos orientar, mas quem precisa trilha-los são as gerações que a cada ano renova o projeto. Mais ainda, o projeto precisa aprender e se modificar com as gerações para poder se manter vitorioso.

NC: Quantos alunos começam o treinamento?

LS: Atualmente, temos conseguido manter uma media de 18 alunos dentro do projeto. Como pela regra da competição, um time e formado por três alunos, isto implica em seis times.

NC: Há uma ação coordenada do CIn para a obtenção de resultados assim?

LS: O Centro de Informática se preocupa em criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das potencialidades dos seus alunos, alinhado não apenas à sala de aula, mas conectado ao que está acontecendo a sua volta, na demanda da sociedade. A ideia é caminhar com ensino, pesquisa, inovação, tecnologia harmonizados com a formação necessária para o profissional necessário hoje em dia nos cursos que oferece. E as competições que participamos se encaixam neste perfil e são apoiadas e incentivadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital