Reconhecimento consolida excelência em ensino e pesquisa da instituição.
O Instituto Santos Dumont (ISD) conquistou a nota máxima (10) na avaliação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O resultado, que analisou o desempenho da instituição ao longo de 2024, marca a primeira vez, desde 2017, que o ISD atinge essa pontuação — um feito significativo na trajetória da organização.
Você percebeu que o Nossa Ciência não tem fontes de recursos? Considere contribuir com esse projeto, mandando pix para contato@nossaciencia.com
A conquista é reflexo do cumprimento rigoroso das metas estabelecidas no contrato de gestão firmado com o MEC. Dos 11 indicadores avaliados com nota, o ISD atingiu integralmente oito metas e superou 90% de cumprimento nas demais, assegurando, assim, a nota 10.
A CAACG é formada por especialistas nas áreas de atuação do ISD e realiza, anualmente, uma análise minuciosa das atividades desenvolvidas pela instituição, contemplando ensino, pesquisa, gestão e interação com a sociedade.
Para o presidente da Comissão, Fábio de Abreu e Lima, o desempenho do ISD simboliza a consolidação de uma década de trabalho consistente como Organização Social. “É um momento muito importante, que mostra a consolidação de todas as estratégias e ações de ensino, pesquisa, extensão e integração com a comunidade. Nesse momento de avaliação, fazemos um olhar muito acurado de tudo que o ISD fez no ano anterior, mas também resgatamos essa história de uma década, sendo muito bonito o trabalho realizado tanto em Macaíba quanto em todo o Rio Grande do Norte”, afirmou. Abreu e Lima destacou que a capilaridade estadual e nacional consolida o ISD como um centro de referência para o país.
Comissão Avaliadora. (Foto: Ascom ISD)
Ao portal Nossa Ciência, o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr., reconheceu a atuação da Comissão Avaliadora e também ressaltou a importância do trabalho realizado pelos avaliadores: “Nós reconhecemos no trabalho dessa Comissão de Acompanhamento e Avaliação uma grande capacidade indutora do desenvolvimento e do fortalecimento do ISD. Foi uma semana muito produtiva, de interações e contribuições muito importantes. Somos muito gratos pelo trabalho valoroso, respeitoso e colaborativo que essas pessoas desempenham e que nos impulsiona a fazermos mais e melhor. A nota 10 que celebramos hoje também é, sem sombra de dúvidas, resultado do empenho dessa Comissão, que compartilha conosco ideais, desafios e vitórias.”
Destacando o envolvimento coletivo da equipe e o compromisso com a missão institucional, Freitas Jr. celebrou o resultado: “Essa nota 10 reflete o compromisso de todas as pessoas que fazem o Instituto com a missão e com os propósitos que abraçamos para a transformação social. Reflete também o engajamento de cada uma dessas pessoas com a excelência com a qual buscamos trabalhar aqui, todos os dias.” O diretor ainda acrescenta que também é um estímulo muito forte para o ISD seguir na direção do crescimento institucional, acreditando, cada vez mais, na firmeza desses propósitos. “Há uma dose muito grande de amor em tudo que fazemos e sou muito orgulhoso por fazer parte desse time”, celebra.
Durante a visita da CAACG, o ISD foi representado por Reginaldo Freitas Jr., diretor-geral; Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo; Edgard Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS); Lilian Lisboa, gerente da Unidade de Ensino e Pesquisa Anita Garibaldi; Eduardo Frare, assessor de planejamento; e Marcelo Carvalho, coordenador de gestão de projetos e avaliação.
A Comissão foi composta por Fabio Cesar Braga de Abreu e Lima (Unesp), Felipe von Glehn Silva (UnB), Luciana de Andrade Mendes (UFRN), Laerte Davi Cleto e Sylvia Helena Figueiredo Prata (ambos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). Também participaram da visita Jaqueline Ribeiro Silva, gerente de projetos da Secretaria Executiva do MEC, e Igor Segóvia de Mello, coordenador-geral de Avaliação da Educação em Saúde (CGAES) do MEC.
Dos 11 indicadores avaliados com nota, o ISD atingiu integralmente oito metas e superou 90% de cumprimento nas demais (Foto: Ascom ISD)
O ISD atua em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, promovendo ensino, pesquisa e extensão nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia. A nota 10 reforça o papel da instituição como referência nacional e seu compromisso permanente com a excelência, a inovação e a transformação social.
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social.
Se você chegou até aqui, considere contribuir para a manutenção desse projeto. Faça um pix de qualquer valor para contato@nossaciencia.com
Redação Nossa Ciência
Deixe um comentário