A certificação representa a capacidade da incubadora potiguar para selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores e bem sucedidos
A Inova Metrópole, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi reconhecida nesta semana como um Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). A certificação representa a constatação da capacidade da Inova para selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores e bem sucedidos, de forma sistemática e repetida.
O Cerne é uma criação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. O reconhecimento foi atribuído à incubadora após a realização de uma auditoria em outubro deste ano, tendo o resultado sido divulgado no último dia 12. A cerimônia de certificação será em Brasília, no dia 6 de dezembro.
Existem apenas 17 incubadoras certificadas pela Anprotec em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, além da Inova, estão presentes outras duas: a ITNC, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que recentemente completou 20 anos de história; e a Iagram, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que tem mais mais de 10 anos de existência.
“Somos uma incubadora muito jovem que já conseguiu esse nível de maturidade, e isso é muito bom do ponto de vista dos editais, porque eleva as potencialidades de captação de recursos, tanto para a incubadora como para as empresas incubadas”, comemora a gerente executiva da Inova, Iris Pimenta. A incubadora tem apenas cinco anos de funcionamento.
Novas oportunidades
Segundo outro membro da equipe da Inova, a gerente operacional Raquel Maciel, a certificação do Cerne é inclusive exigida para que se possa participar de alguns editais de fomento para empresas, o que deve abrir novas oportunidades para a incubadora do IMD, que funciona dentro do Parque Tecnológico Metrópole Digital.
O objetivo da Anprotec é estimular as incubadoras a incorporar boas práticas, garantindo sustentabilidade, com melhores práticas, melhor funcionamento e bom atendimento com os serviços oferecidos aos incubados.
Devido à complexidade e ao número de variáveis, o Cerne é estruturado em um modelo que julga a capacidade da incubadora em gerar empreendimentos de sucesso de maneira contínua. Para avaliar esse critério e outros, foram criados quatro níveis crescentes. A Inova foi qualificada no primeiro deles.
Fonte: Ascom IMD/UFRN
Deixe um comentário