Podem participar pessoas de 18 a 30 anos que tenham disponibilidade de participar de terapias de grupo
Pesquisa do psicólogo Diego Silveira Souza, doutorando em Neurociência pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), membro do laboratório de Endocrinologia Comportamental da neurocientista Bernardete Sousa, está selecionando voluntários que sofram de algum tipo de timidez. Podem participar pessoas de 18 a 30 anos que tenham disponibilidade de participar de terapias de grupo.
Com 12 encontros semanais, o Grupo de Enfrentamento à Timidez oferece um tratamento por meio da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Com o acompanhamento de um terapeuta e estagiários são realizados, nos primeiros seis encontros, treinamentos de habilidades sociais e reestruturação cognitiva. Nos demais momentos as dinâmicas de grupo simulam situações reais que envolvam medo de atuar em público.
Dificuldade de falar em público
“A timidez pode prejudicar em diversos contextos como na vida acadêmica, profissional e pessoal. As pessoas podem ter dificuldades como falar em público, se apresentar, fazer novos amigos, dar opinião ou cumprimentar as pessoas. Alguns têm tanta dificuldade que fogem dessas situações ou enfrentam com intenso sofrimento. Mas se a timidez está muito forte, ela pode ser tratada”, explica Diego Silveira Souza.
Os grupos iniciam os trabalhos em abril, mas as entrevistas precisam ser feitas até o final de março, através do e-mail: enfrentandoatimidez@gmail.com ou mande mensagem para (84) 99606-8905 (WhatsApp). O interessado ainda pode ligar para os telefones: (84) 98181-8651 (VIVO) e (84) 99606-8905 (CLARO). A terapia será realizada na UnP Roberto Freire, no Serviço Integrado de Psicologia (SIP).
Redação, com informações da Ascom ICe-UFRN
Deixe um comentário