Objetivo é colaborar com a elaboração de políticas de aperfeiçoamento do ensino básico até o ensino superior
A Universidade Federal do Ceará continua investindo em centros especializados para aglutinar pesquisas inovadoras de alto nível. A exemplo do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), localizado em seu Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI), a UFC ganha agora o Centro de Excelência em Políticas Educacionais, unidade multidisciplinar, multidepartamental e multicêntrica, vinculada à Reitoria, que consistirá em um centro de ciência de dados aplicada à educação.
Trabalhando principalmente com tecnologias educacionais e ferramentas estatísticas e computacionais, a unidade será dedicada à elaboração de políticas públicas baseadas em evidências. Ex-titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e cientista-chefe da área de Educação Básica do Governo do Estado do Ceará, o Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, docente do Departamento de Matemática (Centro de Ciências), se dedicará à nova missão.
Segundo ele, o Programa Cientista-Chefe foi o catalisador que deflagrou todo o processo e jogou luz à necessidade institucional de dedicar maiores esforços à elaboração de políticas públicas educacionais a partir de evidências quantitativas, fornecidas por dispositivos tecnológicos. O até então pró-reitor disse que a proposta dá concretude a um processo de articulação que encontrou fortes ecos dentro da própria gestão superior.
“A Reitoria já vinha promovendo essa discussão. A ideia é que o novo centro seja o lugar natural das ações de renovação do pensamento educacional. A perspectiva é que muitas coisas sejam integradas, como o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), a coordenação das graduações semipresenciais, as ações de formação de professores e gestores educacionais, as atividades de avaliação e monitoramento, a construção de plataformas adaptativas, dentre outras”, disse o Prof. Jorge Lira, acrescentando que o interesse da Reitoria é que nada seja descontinuado, mas haja uma apropriação do centro pelos atores já envolvidos com política educacional na Universidade.
Prof. Jorge Lira, novo diretor do Centro, ao lado do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC. Registro feito em novembro de 2019, antes da pandemia)
Assim como várias outras iniciativas que serão aglutinadas na recém-criada unidade, a ideia é melhorar o ensino básico e, em paralelo, municiar o ensino superior com evidências e equipamentos que serão fundamentais daqui para a frente, principalmente após a pandemia. O docente já vislumbra os desafios que o centro encontrará, como, por exemplo, tornar palpáveis os resultados das pesquisas educacionais no ensino básico e projetar internacionalmente essa produção científica.
“Precisamos estar abertos a pesquisas, referências e práticas internacionais em educação, ampliando nossos horizontes acadêmicos sobre o tema, ao mesmo tempo que nos conectamos mais fortemente à realidade das escolas e do sistema público de educação básica e respondemos a suas urgentes demandas para hoje e para o futuro. Um outro desafio que abraçamos, e está prosperando no circuito externo, é o de construção de redes de educação. É um caminho de muita criatividade, no qual já enxergamos uma necessidade imensa”, enumera o cientista-chefe, destacando ainda o potencial aguardado para a nova unidade: o de se tornar um hub de inovação educacional.
Fonte: Ascom da UFC
Deixe um comentário