Experimento quântico mundial terá participação do IIF/UFRN Geral

terça-feira, 29 novembro 2016

O Grande Teste de Bell convida pessoas de todo o mundo a participarem de um jogo online em todo o planeta amanhã, dia 30 de novembro

Você gostaria de participar de um experimento científico que irá testar as leis da física quântica? O dia 30 de novembro será a sua grande chance! Coordenado pelo Instituto de Ciências Fotônicas (ICFO), na Espanha, o Grande Teste de Bell: Experimento quântico mundial utilizando aleatoriedade humana busca conduzir uma série de experimentos quânticos em laboratórios ao redor do planeta, controlados por decisões humanas feitas por voluntários e testar as leis da física quântica em um regime completamente novo.

Durante este dia participantes que quiserem contribuir com a iniciativa poderão fazê-lo através de um jogo online, criado especificamente para o projeto. Nele, cada participante deverá introduzir uma sequência de zeros (0) e uns (1) da maneira mais aleatória possível, o que determinará as condições de medição das partículas quânticas em cada laboratório.

No Brasil, o Instituto Internacional de Física da UFRN participará do experimento através de uma colaboração experimental com a Universidade Sapienza em Roma, realizando um teste de Bell conhecido como “teste de bilocalidade”.

Esta iniciativa originou-se das contribuições do ICFO nos testes deBell livres de ambiguidades que foram realizados em 2015 e que comprovaram de maneira definitiva a incompatibilidade da mecânica quântica com alguns dos nossos conceitos científicos mais básicos. Por essa razão necessitaram de extraordinária atenção à natureza da aleatoriedade e seu papel na física experimental.

Os experimentos de 2015 são fruto de uma discussão iniciada por Albert Einstein e Niels Bohr na década de 1920 sobre fenômenos do universo subatômico, que se comportavam de maneira adversa ao que a mecânica clássica previa.

Os resultados do ano passado, inspiraram a ideia de se realizar um teste em larga escala e direcionado por humanos, usando a tecnologia em internet disponível atualmente.

O experimento irá testar, entre outras coisas, as propriedades de emaranhamento e aleatoriedade de partículas quânticas.

Qualquer pessoa pode participar e tudo o que voluntário precisará será de um dispositivo com acesso a internet (computador, celular, tablet, etc) para acessar o website do projeto (www.thebigbelltest.org) acessar o jogo e tentar passar de todos os níveis para gerar a quantidade máxima de bits.

Links com mais informações sobre o experimento em ingles e espanhol:

Site do IIF-UFRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital