Em sessão temática no Senado, o professor Cesar Barreira, da UFC, afirmou que o tema é de ordem nacional como educação e saúde
O pesquisador Cesar Barreira, da Universidade Federal do Ceará, defendeu a adoção de um sistema único de segurança pública para o Brasil, por compreender que esse é um assunto de ordem nacional, como economia, saúde e educação. A argumentação foi apresentada em sessão temática sobre segurança pública, realizada no Senado Federal nesta terça (6).
Para Barreira, que é coordenador do Laboratório de Estudos da Violência, a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública é o reconhecimento da importância do tema, e o estabelecimento de um planejamento estratégico é o principal desafio do novo ministro. Ele entende que o ministério poderia reforçar a ideia de um pacto federativo entre União, estados e municípios.
Escola Nacional
O professor também defendeu a criação de uma escola nacional de altos estudos em segurança pública, pautada na qualificação do profissional de segurança pública a partir de uma visão humanística e uma capacitação técnica e gerencial.
Além disso, argumentou pela instituição de uma comissão formada pelos poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público e estudiosos do tema, de modo a garantir a mediação entre os profissionais da segurança e o poder público.
Barreira ressalta, ainda, que o trabalho do novo ministério deve levar em conta a produção já feita por pesquisadores nos últimos anos. “Nessa perspectiva, é importante agregar diferentes experiências de segurança nacional e estrangeiras, além de procurar selecionar experiências exitosas.”
Redação, com informações Ascom UFC
Deixe um comentário