Projeto Barco Escola Chama Maré oferece aulas-passeio semanais e atrai 2 mil pessoas por mês
Aulas de educação ambiental, história, economia e cultura navegando no estuário do rio Potengi, em Natal/RN. Essa é a proposta do projeto Barco Escola Chama-Maré desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, que teve início em outubro de 2006. Atualmente o Barco Escola atende um público médio de 2.000 pessoas/mês com 16 aulas-passeio semanais, de terça a sábado.
O Barco Escola visa proporcionar a estudantes e professores da rede pública e privada de Natal e do interior do Estado, bem como a grupos organizados da sociedade civil, uma estrutura flutuante que funcione como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma reflexão crítica sobre questões ambientais do rio Potengi, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, abordando aspectos histórico-culturais, ecológicos, econômicos e sociais.
As aulas-passeio (como é chamada a atividade) ocorrem a bordo de uma embarcação do tipo catamarã, que parte do Iate Clube de Natal no sentido Fortaleza dos Reis Magos / Boca da Barra, passando por diversos outros pontos históricos da cidade, como o Cemitério dos Ingleses e a Base Naval.Esse percurso, de cerca de 1h30, tem a orientação pedagógica de professores/monitores que compõem a equipe executiva do barco-escola.
Nesse espaço de aprendizagem, os conteúdos são abordados numa perspectiva interdisciplinar, inspirados no ambiente estuarino e na paisagem urbana de Natal. Um ônibus do Projeto realiza o traslado dos grupos selecionados para as aulas-passeio, contemplados com guia especializado e city tour.
De acordo com o Idema, o projeto já atendeu 170 mil pessoas desde a sua criação. O agendamento deve ser prévio e realizado junto a Secretaria Executiva do Projeto Barco Escola Chama-Maré: Telefone: (84) 3206-2439 ou pelo email:agendamento@barcoescolachamamare.com
Deixe um comentário