Divulgador da ciência e ganhador do Prêmio Jabuti Acadêmico Geral

quarta-feira, 14 agosto 2024
A temática de eletrofiação é muito importante para mim, afirma o professor Helinando Oliveira

Publicação sobre armazenamento de energia ganha prêmio na categoria Química e Materiais

Até agora, o público do Nossa Ciência conhecia o professor Helinando Oliveira como o autor da coluna Ciência Nordestina. Semanalmente, ele traz aos leitores profundas reflexões acerca da universidade brasileira e do estágio atual da ciência produzida, especialmente nas instituições localizadas na Região Nordeste.

Agora, porém, um novo e importante fato é agregado ao seu vasto currículo. Ele é coautor de um capítulo do livro Eletrofiação e Nanofibras: fundamentos e aplicações, vencedor na categoria “Química e Materiais” da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, novo prêmio dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais. O Prêmio conquistado pelo colunista do Nossa Ciência é a prova de que pesquisadores que produzem ciência de grande prestígio, põem (e devem) fazer divulgação científica.

Artigos, dissertações e teses

O trabalho é resultado dos estudos realizados no Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do qual Oliveira é coordenador. Desde 2012, as pesquisas realizadas no Leimo já resultaram em diversas publicações de artigos, dissertações e teses, entre outras, além de concessão de patentes por invenção científica.

“A temática de eletrofiação é muito importante para mim, por ter sido uma das primeiras implantadas em meu grupo de pesquisa” explica o professor. “Participar com um capítulo do livro já foi uma grande honra. E saber que este livro recebeu o prêmio Jabuti acadêmico é algo sensacional”, comemora.

Além de Helinando Oliveira, que também é vinculado ao Colegiado de Engenharia Elétrica e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Univasf, são autores do capítulo intitulado Fibras eletrofiadas para aplicações em armazenamento de energia Mário César Albuquerque de Oliveira e Ravi Moreno Araujo Pinheiro Lima, egressos do curso de doutorado do PPGCM.

Eletrofiação

O livro “Eletrofiação e Nanofibras: fundamentos e aplicações”, publicado pela editora Atena, tem como organizadores Daniel Souza Corrêa e Luiza Amim Mercante e aborda os fundamentos e as diversas aplicações da eletrofiação e das nanofibras eletrofiadas, explorando detalhes técnicos, procedimentos experimentais e discussões aprofundadas sobre vários aspectos desta técnica. O estudo dos pesquisadores da Univasf trata das aplicações em energia, desenvolvimento de baterias e supercapacitores utilizando fibras eletrofiadas.

“Esse projeto é originário de uma técnica implantada pelo Grupo Leimo. Recebemos um convite dos organizadores do livro para que a gente desenvolvesse um capítulo de revisão sobre o tema”, conta Oliveira, que explica a aplicação do método. “Essa técnica é muito importante para armazenadores de energia, porque permite que você produza muito material com um baixo custo. São produzidas teias de polímero, que servem como eletrodos de supercapacitores, que são capacitores com a capacidade de armazenar muita energia, permitindo a diminuição do custo do material resultante. A eletrofiação produz teias que têm uma área superficial muito boa, para permitir que a energia seja armazenada pela separação de cargas na superfície dessas fibras”, detalha o docente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital