Pesquisadores lançam publicação sobre desigualdades sociais e pobreza como alvo das políticas sociais
No próximo dia 16 (Segunda), será lançado em Natal (RN), o livro Desigualdade Social e Políticas Sociais, com textos de 13 autores, que são pesquisadores de várias universidades brasileiras.
“O livro constitui-se num instrumento que pode contribuir para o desvendamento de contradições e lutas contra a alienação e o desmonte de direitos que marcam o tempo presente”. A afirmação é da professora Iris Maria de Oliveira, do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que é coordenadora da publicação, em entrevista para o Nossa Ciência. Leia abaixo a entrevista.
NC: Quais são as discussões fundamentais da publicação?
IMO: O livro tem como temática central a desigualdade social e suas expressões concretas, em especial a pobreza como alvo das políticas sociais publicas. Os estudos revelam que esta é uma particularidade sócio-histórica do Estado capitalista brasileiro. A coletânea é resultado de pesquisas, estudos e interlocuções desenvolvidas pelos membros do Grupo de Pesquisa “Questão Social, Política Social e Serviço Social” e está estruturado em duas partes.
NC: Como é a divisão dessas partes?
IMO: A primeira, intitulada “Desigualdade social e violação de direitos: políticas públicas por que, para que e para quem”. Nesta parte a obra traz um conjunto de capítulos dedicados a analisar as expressões da questão social em Natal, a partir de pesquisa realizada sobre as condições de vida e a violação de direitos em dois bairros populares de Natal/RN (Felipe Camarão e Lagoa Azul). O objetivo é apreender as condições de vida da população que habita as áreas pesquisadas, suas necessidades sociais e econômicas e o acesso a serviços sociais, no intuito de qualificar a intervenção social aí desenvolvidas. A segunda parte da obra, intitulada “Temas contemporâneos de Políticas Sociais”, reúne um conjunto de contribuições destinadas a aprofundar temas inseridos no movimento das políticas sociais. São estudos que reforçam a importância das determinações macrossocietárias ao contexto contemporâneo das relações sociais de produção e reprodução da vida. Além daquelas que discutem a particularidade dessas questões para determinados segmentos que se tornam alvo de políticas sociais focalizadas e estigmatizantes, como é o caso de crianças e adolescentes.
NC: Qual é a principal contribuição nesse momento em que o país vive um retrocesso em políticas sociais?
IMO: A coletânea se insere dentre os estudos que buscam contribuir para desvendar a desigualdade social, um dos maiores escândalos da sociedade brasileira. Contribui também para uma apreensão crítica acerca da real natureza das políticas sociais na realidade brasileira. Em face dos desafios do presente, do desmonte de direitos sociais, trabalhistas, que estamos vivenciando, o livro é uma aposta de que conhecer e agir para transformar a realidade continua sendo nosso melhor horizonte e um dos maiores desafios.
NC: Os cortes orçamentários que o Governo Federal tem feito podem afetar indicadores como a saída do Brasil do Mapa da Fome? De que forma?
IMO: Estas questões não são abordadas diretamente no livro. Ao mesmo tempo as análises não passam ao largo dessa questão. São elementos transversais nas análises, sobretudo nos capítulos que abordam as políticas de redução da pobreza, a questão do comprometimento do fundo público no financiamento de políticas sociais e a crítica as políticas de ajuste que privilegiam a formação de superávits primários em detrimento do investimento em políticas sociais.
Público
O livro é destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de ciências humanas e sociais e a gestores públicos. Os autores são pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), Maranhão (UFMA), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual da Bahia (UEBA), além de contar com apresentações de capa de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A organização da coletânea é dos membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Social, Política Social e Serviço Social (GEP-QSPSSS) da UFRN, com participação da professora Regina Avila da UFSC.
São também organizadoras e autoras do livro Edla Hoffmann, Eliana Andrade da Silva, Ilena Felipe Barros e Rosângela Alves de Oliveira, todas professoras do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
SERVIÇO
Lançamento do livro: Desigualdade Social e Políticas Sociais
Data: 16/10/2017
Horário: 17h
Local: Cooperativa Cultural do Campus UFRN (Natal)
Mònica Costa
Deixe um comentário