Congresso da UFBA 70 anos Geral

terça-feira, 14 junho 2016

Ilustração de Juarez ParaísoEvento será entre os dias 14 e 17 de julho e pretende provocar grande debate sobre a universidade em seus 70 anos

Com aproximadamente 2,2 mil propostas de apresentações de trabalhos, mesas, fóruns, intervenções artísticas e práticas integrativas de saúde e mais de 5 mil participantes inscritos até o momento, o Congresso da UFBA será um dos maiores eventos já realizados na história da Universidade para refletir sobre a instituição. “É a ampla discussão que faz a vida universitária florescer. O congresso é uma oportunidade única de a universidade buscar se conhecer e se reinventar, celebrando a alegria de ser UFBA”, sintetizou o reitor João Carlos Salles.

Principal realização da Universidade no aniversário de 70 anos de sua fundação, o Congresso vai propiciar, entre 14 e 17 de julho, uma ampla discussão acerca da vida universitária na principal instituição de ensino superior da Bahia. O objetivo fundamental do evento é “fazer a UFBA olhar para si mesma”. Isso acontecerá de duas maneiras: através de debates sobre os desafios enfrentados por quem vive o dia-a-dia da instituição e por meio da circulação do conhecimento produzido pela UFBA nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando a integração da comunidade universitária.

Uma conferência da filósofa e professora da USP Marilena Chauí, intitulada “Contra a Universidade Operacional e a Servidão Voluntária”, marcará a abertura do Congresso em 14 de julho, às 18h, no Teatro Castro Alves. Haverá ainda no mesmo dia uma programação especial de atrações artísticas da UFBA – a principal será a apresentação, às 17h, na área externa do teatro, de 70 alabês [percussionistas ligados a rituais de matrizes africanas] coordenados por Jorge Sacramento.

A expectativa é de que os debates promovidos pelo Congresso sirvam para amadurecer novas ideias sobre os rumos da Universidade, gerando documentos que sintetizem as principais linhas-de-força, pertinentes a cada temática discutida: Ensino, Pesquisa e Extensão; Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; Expansão universitária e inclusão social; Internacionalização; Ensino superior na Bahia e no Brasil; Educação a distância, entre outras. Esse acervo servirá para embasar o debate e a revisão criteriosa dos quatro documentos-chave que norteiam a gestão universitária: o Plano de Desenvolvimento Institucional; o Plano Diretor de Tecnologia da Informação; o Estatuto; e o Regimento Geral da UFBA.

Mais informações acesse aqui .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital