Conferência Nacional discute rumos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Políticas de C&T

sexta-feira, 2 agosto 2024
O tema desta edição da CNCTI é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e Desenvolvido. Foto: Rodrigo Cabral/MCTI

Uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação até 2030, com recomendações para os próximos 10 anos foi elaborada no evento

Pesquisadores, gestores e outros integrantes da comunidade científica do país estiveram nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto, em Brasília, discutindo o futuro da ciência, da política e inovação no Brasil para os próximos 10 anos, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNTI).

Assim como na edição anterior, realizada em 2010, o presidente Lula esteve presente na abertura da Conferência. “Hoje é um dia histórico para o País. Um dia marcante para a sociedade. O Brasil precisa aprender a voar sozinho”, afirmou o presidente. Lula destacou o papel da ciência para o desenvolvimento do Brasil.

O presidente se referiu à proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), feita pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e entregue a ele. O plano apresenta cinco eixos que vão direcionar a política da área e prevê a compra de um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo e investimento de até R$ 23 bilhões em quatro anos. 

Rio Grande do Norte

Acompanhado de uma comitiva de 13 pessoas, o presidente da Fapern (Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte), Gilton Sampaio, participou da Conferência.

“Essa conferência significa um reposicionamento da pauta da ciência no Brasil”, afirma Sampaio. “A conferência é um marco, não só por definir as prioridades para os próximos 10 anos, mas também por permitir planos plurianuais de quatro anos e programas estratégicos”.

Em sua volta para o Rio Grande do Norte, Gilton Sampaio fará uma avaliação da 5ª CNCTI para os leitores do Nossa Ciência.

Tema

O tema desta edição da CNCTI é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. Desde dezembro de 2023, foram realizados mais de 270 eventos preparatórios, envolvendo mais de 100 mil pessoas de diferentes setores sociais e em todos os estados do Brasil, segundo estimativas dos organizadores.

O coordenador da 5CNCTI, ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sergio Rezende, pontuou a importância da CT&I para o desenvolvimento do País e afirmou que o Brasil precisa de mais orçamento para a área, sugerindo a criação de novos fundos.

“É preciso encontrar formas para aumentar os recursos de CT&I que são limitados. O Brasil nunca passou de 1,3% do PIB. Muitos países investem mais de 5%. A sugestão é criar novos fundos setoriais e mudar alguns que já existem”, apontou Rezende.

O evento contou com a mobilização promovida por 221 eventos preparatórios: foram 29 conferências temáticas, 27 estaduais, 14 municipais e 157 conferências livres, convocadas de forma espontânea, sem a intermediação do evento nacional. Para Rezende, foi expressiva e surpreendente a participação de quase 100 mil pessoas. “A nossa comunidade está motivada”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital