Uma única doação pode salvar até quatro vidas
A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC realizou nos dias 17 e 18 de maio um grande ato solidário, uma campanha de incentivo à doação de sangue. No total, dez bolsas foram doadas ao banco de sangue do Hemonorte. A ação estimulou quatro novos doadores, pessoas que nunca tinham passado por esta experiência.
Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Embora, esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, esse número ainda precisa melhorar.
Para o Vice-Diretor da FUNPEC, Gumercindo Fernandes (foto), a doação leva poucos minutos e é praticamente indolor, “sou um doador regular. Tenho a consciência que devemos nos preocupar com o próximo. Um dia podemos precisar. Em pouco tempo, podemos ter ajudado a salvar a vida de várias pessoas”, afirmou.
Para a funcionária Irani Xavier, foi uma experiência incrível ter doado pela primeira vez, “sempre tive vontade e aproveitei a oportunidade da campanha para realizar este desejo de ajudar o próximo através do meu sangue”, revelou.
Fonte: Ascom FUNPEC
Deixe um comentário