Evento é uma oportunidade para aprender, exercitar ciência em condições reais e fazer networking.
O Grupo de Evolução Estelar e Exoplanetas (Ge3) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve quatro de seus alunos selecionados para participar de uma escola internacional focada na junção de dois dos campos mais promissores para a astrofísica na próxima década: Exoplanetas e Ondas Gravitacionais. Este evento, organizado pelo SAIFR, acontece de 29 de julho a 3 de agosto no IFT/UNESP e intitulado “Cosmological History: from Gravitational Waves to Exoplanets
O evento tem como objetivo reunir mentes jovens brilhantes de vários países do mundo para explorar as últimas descobertas e pesquisas em exoplanetas – planetas que orbitam estrelas fora do nosso sistema solar – e ondas gravitacionais, ondulações no espaço-tempo causadas por alguns dos processos mais violentos e energéticos do universo e hoje em dia detectáveis por interferômetros em Terra e no espaço (e.g., LIGO, LISA).
Os alunos selecionados são graduandos de Física Bacharelado na UFRN bolsistas de Iniciação Científica (Propesq & CNPq). Ylana Lopes, Bruno Antenor, Camilla Balliana e Erick Sanches foram escolhidos por suas excelentes realizações acadêmicas e por demonstrarem paixão pela astrofísica. Eles terão a oportunidade de participar da escola e das atividades teóricas e práticas, assistir palestras dos principais cientistas e presenciar discussões que podem moldar o futuro da pesquisa astronômica nesta área.
Astrofísica
“Essa oportunidade é um reconhecimento do nosso empenho e dedicação ao curso de Física e pesquisa em Astrofísica Estelar”, disse Ylana Lopes que trabalha com simulações para detecção de exoplanetas por micro lentes gravitacionais. “Estamos entusiasmados para aprender com pesquisadores de peso no cenário internacional e trazer novos conhecimentos para a nossa universidade”, reconhece.
Renomados astrofísicos são os professores no evento, e os participantes estão tendo contato com cientistas de envergadura mundial que estão na vanguarda da pesquisa em astrofísica do meio interestelar, cosmologia, exoplanetas, teoria da evolução estelar, formação planetária e ondas gravitacionais com utilização para detecção de exoplanetas.
Este evento é uma oportunidade para aprender, exercitar ciência em condições reais e fazer networking. O evento fornece um ambiente ideal para os alunos se conectarem com colegas, mentores e potenciais colaboradores de várias partes do mundo, comenta o professor José Dias do Nascimento, astrofísico da UFRN.
Esta oportunidade não é apenas um marco significativo para os alunos, mas também para o Brasil e a UFRN, refletindo seu compromisso de promover a excelência acadêmica e incentivar a investigação científica entre seus alunos.
Deixe um comentário