Ajudar consumidores residenciais a gerenciar o próprio consumo de energia elétrica. Esse foi o motivo que inspirou o aluno Arley Willer Neves da Silva, do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do UNI-RN a desenvolver um projeto de prototipagem. O estudante montou um protótipo, com uma placa de Arduíno (placa de hardware livre), capaz de monitorar o consumo de energia elétrica em residências.
Para Arley o monitoramento no consumo da eletricidade possibilitará ao consumidor, sobretudo, o doméstico, adotar medidas que reduzam o desperdício de energia e, consequentemente, os gastos com o uso da energia. “Com essa informação, ele poderá otimizar o uso da energia elétrica no ambiente doméstico, evitando surpresas na fatura de energia ao fim do mês”, enfatizou.
Estudos estão em andamento para um modelo que funcione em ambiente on-line (com internet disponível) ou off line (sem internet disponível) . Neste último caso, seria utilizada a tecnologia bluetooth. Segundo o estudante, a partir da leitura da corrente elétrica e da potência de consumo, pode-se obtém o valor gasto, em reais, no exato momento da leitura, bem como o valor acumulado. Ele destaca que as leituras estão sendo aprimoradas para que se aproxime bastante do valor real consumido. “Para uma medição mais precisa, outras variáveis precisam ser consideradas. Logo, as pesquisas continuam para um produto eficiente que mantenha seu custo acessível ao consumidor final”, ressaltou.
Na metodologia, Arley Neves, realiza medições em ambiente real. Para a versão off line, o local escolhido foi uma residência na zona rural do município de Ielmo Marinho (ambiente off line), com três pessoas residindo. Os resultados prévios indicam uma diferença de, aproximadamente, 20% no valor medido pelo protótipo em relação ao mensurado por um multímetro digital.
Modelo com custo acessível
Os componentes utilizados no protótipo são: placas shields e arduíno (placa principal), sensor de corrente elétrica, visor de LCD de dimensão reduzida, resistores, photoboard e fios. Além de um computador ou smartphone.
No mercado existem soluções que medem o consumo elétrico residencial, mas não apresentam um custo acessível ao consumidor final. A ideia do projeto, o estudante salienta, é fazer o mesmo que estes modelos fazem, preservando seu custo reduzido, com tecnologia nacional para o público do Rio Grande do Norte.
XV Congresso de Iniciação Científica
A pesquisa do aluno é um dos mais de 900 trabalhos a serem apresentados durante o XV Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN (CONIC), que começou nesta quinta-feira (22) e se encerra no sábado (24), na própria instituição. O evento deste ano tem como tema “Educação e Desenvolvimento Sustentável”.
A edição deste ano traz uma novidade: o I Concurso de Ponte de Macarrão, que se insere na programação da sexta-feira (23), às 18h30, no Laboratório de Materiais de Construção e Estruturas, do curso de Engenharia Civil.
A programação terá ainda a realização do 2º Concurso de Projeto Arquitetônico, apresentações de trabalhos de comunicação livre, exposição do Museu de Anatomia, Mostra de Extensão, 2º Festival de Talentos, apresentação teatral sobre prevenção à dengue, minicursos (com participação aberta ao público externo), Mostra de Vídeos e exposição dos trabalhos de pesquisa na “Sessão Pôster”.
Deixe um comentário