Água potável de Natal (RN) é de boa qualidade Saúde

terça-feira, 24 maio 2016

Relatório, com resultado de análises físico-químicas e microbiológicas, atesta que o produto pode ser consumido sem riscos de se contrair doenças de origem hídrica

A qualidade da água fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) segue rigoroso processo de monitoramento com a realização de análises físico-químicas e microbiológicas, atestando que o produto pode ser consumido sem riscos de contrair doenças de origem hídrica. O resultado dessas análises é publicado mensalmente nas faturas entregues em cada imóvel. Essa ação, pioneira entre as companhias de saneamento do Brasil, demonstra transparência nos serviços e tranquiliza o consumidor quanto a responsabilidade e o compromisso da empresa em entregar, até a entrada do imóvel, água potável.

No dia 16 de maio, a equipe da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal do Natal entregou à Caern relatório quadrimestral da análise de água realizada na capital, pelo órgão (Vigiágua). Os resultados apresentam análise da água fornecida pela empresa, mas também traz informações referentes a outros sistemas alternativos de abastecimento, como poços de uso individual (particular) e coletivo, que não pertencem ao sistema Caern, mas a hotéis, motéis, pousadas e/ou condomínios.

No documento é possível observar que a água da Caern tem uma qualidade superior à dos demais sistemas apresentados. O Vigiágua destaca a redução do nitrato da água distribuída pela companhia, estando fora do padrão em apenas 2% de todas as 191 amostras coletadas pela Vigilância durante os quatro meses.

A Caern vai além, e realiza através da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM) de forma independente e permanente, a análise da água distribuída na capital e em todo o Estado do Rio Grande do Norte, como explica o gerente Afonso Holanda.

Análises

Somente em Natal são analisadas mensalmente 554 amostras. Estas coletas seguem um protocolo rigoroso definido pela Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde. Na Zona Sul são realizadas em média 374 análises, já na Zona Norte são aproximadamente 180 análises mensais.

De todas as análises realizadas pela Caern no mesmo quadrimestre, 93,4% das amostras apresentavam índice de cloro em conformidade com o volume exigido pela referida Portaria. Quanto ao índice de coliformes fecais, esteve em conformidade em 99,6% de todas as análises. A turbidez (partículas em suspensão) apresentou um bom resultado, estando fora do padrão em apenas 0,48% de toda a amostragem. Ainda na análise, a cor da água também teve um resultado muito bom, apresentando apenas 2,20% de inconformidade.

Qualidade

De acordo com o biólogo e chefe do laboratório da Caern, Ederson Nunes, a Companhia vem trabalhando para garantir a qualidade da água. Ele destaca que “O trabalho de acompanhamento da qualidade da água é constante e através desses resultados a empresa toma as medidas necessárias para manter o padrão de potabilidade água distribuída”. Ederson considera a vigilância ambiental parceira e afirma que a empresa segue as recomendações do órgão no sentido de oferecer aos clientes um produto de qualidade confiável de modo que cada consumidor utilize água de forma segura, sem risco à saúde.

A empresa disponibiliza mecanismos e instrumentos para divulgação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano, com informações mensais nas contas de água e relatório anual sobre qualidade da água, sendo claro e de fácil compreensão ao público. No site da companhia estão disponíveis os relatórios dos últimos quatro anos para consulta dos interessados.

Cuidados

A Caern tem o compromisso de levar água potável até a torneira de entrada do imóvel. A partir daí a responsabilidade com a qualidade do produto é do cliente, principalmente no armazenamento na caixa d’água. A companhia vem orientando a limpeza dos reservatórios a cada seis meses a fim de evitar a contaminação pelo acúmulo de sujeiras. Uma das principais recomendações da empresa é para manter a caixa d’água bem tampada, evitando a entrada de insetos, caramujos e outros animais que utilizam água como habitat.

Quem desejar mais informações sobre cuidados e qualidade da água, bem como instruções sobre limpeza da caixa d’água, telefonar gratuitamente para 115 ou acessar o site da Caern www.caern.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital