Para Lucymara Fassarela, cidadãos bem-informados são mais capazes de participar ativamente em debates e decisões que afetam a comunidade
Apoie o Nossa Ciência. Faça um pix para contato@nossaciencia.com
Lucymara Fassarela Agnez Lima tem a carreira consolidada na ciência. É professora titular do Departamento de Biologia Celular e Genética, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está no mais alto nível como pesquisadora da Capes (1A) e é orientadora permanente nos cursos de pós-graduação em Bioquímica e Bioinformática, ambos na UFRN, e no RENORBIO (doutorado vinculado à Rede Nordeste de Biotecnologia
Com experiência na área de genética, sua atuação tem como temas principais reparo de DNA, mutagênese, estresse oxidativo, ômicas, genética de microrganismos, degradação de hidrocarbonetos, biossurfactantes e biorremediação. Aliando o trabalho de pesquisadora, Lucymara atualmente é secretária da Regional RN da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Acompanhe a opinião Lucymara Fassarela sobre a reativação do Nossa Ciência.
Nossa Ciência: Estamos de volta. Na sua opinião, qual é a importância de se ter um veículo jornalístico especializado em ciência?
Lucymara Fassarela: Ter um veículo jornalístico especializado em ciência, especialmente em contextos regionais como o Rio Grande do Norte, é muito importante em diferentes aspectos, visto que garante que a população tenha acesso a informações corretas e bem apuradas sobre descobertas científicas, avanços tecnológicos e temas de saúde pública.
Isso é particularmente importante visto que vivemos uma era de desinformação num universo de fake News. Ter veículos especializados em ciência como uma fonte confiável para desmentir mitos e corrigir informações erradas sobre temas científicos é essencial. É necessário incentivar a análise crítica e a verificação dos fatos, habilidades essenciais para lidar com a sobrecarga de informações na era digital.
Ter veículos especializados em ciência como uma fonte confiável para desmentir mitos e corrigir informações erradas sobre temas científicos é essencial.
Outro aspecto importante é dar visibilidade aos pesquisadores e instituições científicas, o que pode atrair investimentos e novas colaborações. Além de incentivar estudantes e empreendedores a se engajarem em atividades científicas e tecnológicas. Os dados científicos devem ser considerados na tomada de decisões que devem nortear as políticas públicas em áreas como saúde, meio ambiente, educação e tecnologia.
Cidadãos bem-informados são mais capazes de participar ativamente em debates e decisões que afetam a comunidade, contribuindo para uma sociedade mais democrática e engajada. Não existe desenvolvimento social e econômico de forma sustentável sem um sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação forte.
NC: Você acha que a sociedade precisa conhecer melhor os temas relacionados à ciência?
LF: A sociedade precisa conhecer melhor os temas relacionados à ciência e as políticas públicas associadas por razões que impactam tanto a vida individual quanto o desenvolvimento coletivo. Entender informações sobre saúde, vacinação, nutrição e higiene ajuda a prevenir doenças e a promover estilos de vida saudáveis. Uma população bem-informada pode responder de maneira mais eficaz e cooperativa em situações como a pandemia que vivemos e os desastres naturais devido as mudanças climáticas. Conhecimento científico pode orientar o uso responsável e eficiente de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade a longo prazo.
Uma população bem-informada pode responder de maneira mais eficaz e cooperativa em situações como a pandemia que vivemos e os desastres naturais devido as mudanças climáticas
O conhecimento em ciência e as políticas públicas relacionadas são fundamentais para o desenvolvimento individual e coletivo. Eles promovem a saúde, a sustentabilidade, a inovação, a justiça social e a segurança, ao mesmo tempo em que fortalecem a democracia e a capacidade da sociedade de enfrentar desafios globais.
Para conhecer melhor alguns resultados obtidos pelo Laboratório de Lucymara Fassarela, você pode acessar matérias já produzidas por Nossa Ciência.