IFCE lança revista Mãos e Mentes, novo veículo de comunicação que reforça a divulgação da ciência e da tecnologia cearense
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou seu mais novo produto de comunicação: a revista Mãos & Mentes, que reúne matérias sobre a produção acadêmica e de extensão dos campi da instituição. A publicação soma-se a outros importantes meios de divulgação existentes no Estado, como a Agência UFC de notícias, cujos trabalhos iniciaram em agosto de 2017, e o programa SBPC no Ar, veiculado na Rádio Universitária FM.
Em entrevista recente à revista ComCiência, a professora Graça Caldas destacou o papel do jornalismo de ciência na educação: “Nós comunicadores temos um papel muito importante junto aos professores, propiciando um ensino transversal, integrando todas as disciplinas”, comentou. Ela defende a existência de uma disciplina de divulgação científica em cursos de graduação, lecionada por um jornalista (ou divulgador da ciência) e um pesquisador, a fim de mostrar aos cientistas a importância da divulgação de suas pesquisas.
A jornalista Luisa Massarani, coordenadora do INCT em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirmou, em entrevista à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que a necessidade de ofertar disciplinas de divulgação científica na universidade tem sido defendida em todo o mundo, como um passo para se fazer a diferença, com o propósito de que os pesquisadores se capacitem e contribuam para a formação de uma geração capaz de consolidar uma cultura científica no Brasil. Ela lembra, ainda que apesar de a ciência e a tecnologia estarem presentes nos meios de comunicação de massa, a credibilidade dos veículos é posta em xeque devido à parcialidade política.
Enquanto a inclusão de uma disciplina de divulgação científica na grade dos cursos de graduação do Brasil não se torna uma realidade, resta-nos celebrar os veículos já existentes e os que surgem para dar voz a uma área que, mesmo fundamental para o desenvolvimento do País, vem sofrendo sucessivos cortes de orçamento por parte do governo. Vida longa à divulgação científica! Vida longa à revista “Mãos e Mentes”!
A primeira edição da “Mãos & Mentes” reúne matérias de 15 campi sobre assuntos variados, como estímulo à produção de cacau no Estado, tecnologia para melhorar monitoramento de lagoas, entre outros temas.
O projeto gráfico é do programador visual Chistiano Barbosa, do campus de Morada Nova. Para acessar a edição virtual, clique aqui.
A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).
Leia o texto anterior: Fiocruz Ceará é inaugurada
Giselle Soares
Deixe um comentário