Universidade Regional do Cariri recebe exposição itinerante de pinturas e esculturas de animais do Cretáceo
Na última semana, a exposição “Gigantes do Kariri – Um Voo pela Paleoarte” chegou ao campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA). A mostra, que inclui pinturas e esculturas de animais da Era Cretácea, tem curadoria de Edvânia Martins. As peças foram desenvolvidas pelo artista visual Francisco dos Santos.
O vice-reitor da Urca, professor Francisco do Ó de Lima Júnior, esteve presente na abertura da exposição, no dia 21 de novembro. Ele destacou a importância da mostra, que já foi exposta no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Juazeiro do Norte. De acordo com o gestor, trata-se de um trabalho relevante, que mostra um pouco do que representa o Geopark Araripe.
Dez peças compõem a mostra e outras dez serão produzidas para finalizar a montagem. O artista Francisco dos Santos ressaltou a ampla pesquisa realizada, com apoio dos profesores da URCA, para a execução do trabalho. As esculturas foram confeccionadas em resina acrílica. No caso de animais maiores, como o Santanaraptor placidus foi utilizado PVC para o esqueleto, com revestimento em tela de arame e acabamento com epóxi, além de textura com pelúcia e penas. Francisco afirma que o objetivo é produzir obras que representem todos os dinossauros e pterossauros da região.
O professor Álamo Feitosa, coordenador do Laboratório de Paleontologia da URCA, falou sobre a riqueza de detalhes das peças: “Fazer paleoarte é extremamente difícil. A riqueza de detalhes é impressionante”.
As instituições interessadas em visitar a exposição podem entrar em contato com o Geopark Araripe – (88) 3102-1237 – para agendar visitas guiadas pelos técnicos do projeto.
A exposição “Gigantes do Kariri – Um Voo pela Paleoarte” segue em cartaz na URCA até o dia 21 de dezembro. Uma excelente opção de programação para o período de férias escolares.
* Com informações da URCA
A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).
Se você ainda não leu a edição anterior, leia agora.
Giselle Soares