Um século que mudou a “cara” do País Diversidades

segunda-feira, 21 janeiro 2019
O fim da escravidão dá lugar a mão de obra assalariada de imigrantes.

O século 19 foi efervescente e trouxe mudanças estruturais para o Brasil

A passagem de monarquia para república, a abolição da escravatura e a introdução de mão de obra imigrante estão entre as grandes mudanças estruturais ocorridas no Brasil, na segunda metade do século 19, as quais tiveram grande repercussão nas áreas econômica, social, política e cultural. Segundo o colunista Ricardo Alexino Ferreira, é um século que precisa ser revisitado para que se possa desfazer os nós da contemporaneidade nacional.

Para um melhor entendimento de todo esse processo, o colunista recomenda a leitura do livro Retrato em Branco e Negro: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX, da antropóloga Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo. A partir da observação dos jornais paulistanos da época, a autora produziu uma obra que permite entender todas as transformações ocorridas naquele período.

Ouça a coluna:

A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Ouça a coluna anterior: Transexualidade é tema de documentário premiado em festivais

Ricardo Alexino Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital