Nosso contato com o céu influencia a cultura e traz uma vivência transformadora para o ser humano
Historiadores acreditam que a ressurreição de Jesus ocorreu próximo do equinócio da primavera boreal (que é o início dessa estação para o hemisfério Norte; outono para nós) e durante uma Lua Cheia. Assim, decidiu-se que a Páscoa – que celebra a ressurreição – deveria ser comemorada quando ocorressem esses dois fenômenos astronômicos.
Os antigos cristãos já celebravam a Páscoa num domingo, que passou a ser o dia da semana em que se recorda o mistério da ressurreição.
Entendendo a data
Então, no ano 325 d.C., o Concílio de Nicéia (uma reunião de bispos cristãos) estabeleceu que a Páscoa seria sempre no “primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorresse após o equinócio da primavera boreal”. Essa regra, no entanto, supõe que o início da primavera aconteça sempre no dia 21 de março.
Repare: o próximo domingo (1º de abril) será o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia (sábado, 31 de março) que acontece após o início da primavera do hemisfério Norte (que para a Igreja Católica se dá sempre em 21 de março). Por isso 1º de abril de 2018 é o domingo de Páscoa.
Outras festas
A Páscoa é o fim da Quaresma, um período de 40 dias. Desde o princípio do cristianismo todo um ciclo de comemorações religiosas dependia da celebração dominical da Páscoa. São, portanto, datas móveis.
Como sabemos, o carnaval também é uma festa móvel. Trata-se de uma comemoração pagã muito antiga, existindo há bem mais de 500 anos. Suas origens ainda são alvo de controvérsias, mas a festa se difundiu, de maneiras diferentes, em várias partes do mundo.
E para descobrimos quando ele começa em um determinado ano devemos nos perguntar quando se comemora a Páscoa daquele ano: a terça-feira de carnaval acontecerá 47 dias antes da Páscoa.
Ligação com o céu
Nos países cristãos do hemisfério Norte o carnaval anunciava um novo ano e a chegada da primavera, sendo, portanto, outro festejo originalmente ligado às estações do ano.
Não somente o carnaval, cuja quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, mas também o domingo de Ramos, a sexta-feira da Paixão e o dia de Corpus Christi, entre outras celebrações cristãs, variam ano após ano conforme a data da Páscoa.
E a data da Páscoa, por sua vez, depende da posição da Lua e do Sol (Lua Cheia e primavera boreal). É a Astronomia – nosso contato com o céu – influenciando a cultura e trazendo uma vivência transformadora para o ser humano.
Gostou da coluna? Do assunto? Quer sugerir algum tema? Queremos saber sua opinião. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br). Use a hashtag #HojeeDiadeCiencia.
Leia o texto anterior: Sol, Lua e Carnaval. e leia também Astronomia no Zênite
José Roberto de Vasconcelos Costa
Deixe um comentário