As invasões europeias nas Américas, desde o século 16, foram nefastas, causando o extermínio de vários povos indígenas
No século XVI, quando os europeus chegaram ao continente americano, os indígenas brasileiros já estavam aqui e tinham estrutura social formada. O professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre os impactos desse processo histórico até a atualidade sobre as populações indígenas. “As invasões dos europeus nas Américas foram nefastas”, opina.
Para Alexino o mais grave nesse processo foram os extermínios de vários povos indígenas, configurando-se um dos piores genocídios da humanidade juntamente com a escravização de africanos. Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.
Ouça a coluna:
A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).
Ouça a coluna anterior: Literatura africana para brasileiro ver e ler
Ricardo Alexino Ferreira
ok obr