Intelectual faz questionamentos polêmicos à Igreja sobre preconceito e discriminação contra as pessoas homoafetivas e transgênero
Na coluna desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre o lançamento da obra Sexo, Orientação Sexual e “Ideologia de Gênero”, do frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, um dos mais importantes intelectuais da Igreja Católica.
Alexino analisa que impacto a obra de Frei Betto pode gerar na Igreja e em setores conservadores do Brasil. “Ao chamar a atenção para os direitos das diversidades e identidades sexuais é de grande importância porque questiona as diretrizes conservadoras da Igreja da qual ele faz parte, mas é crítico feroz”, afirma.
As mais de 60 obras de Frei Betto são marcadas por reflexões sociais e debates, como é o caso do livro Batismo de Sangue: Os dominicanos e a morte de Carlos Marighella, lançado em 1982 e vencedor do Prêmio Jabuti. Suas obras provocam muita polêmica, como o artigo que ele escreveu em 2014, no jornal O Globo, com o título “Deus é gay?”.
Ouça a coluna:
A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).
Ouça a coluna anterior: Eleições: o real retrato da exclusão
Ricardo Alexino Ferreira
Deixe um comentário